terça-feira, 10 de março de 2009

Curtis Hanson

Mais um realizador não muito conhecido, mas quando se vêem alguns dos filmes que constam da sua filmografia, respeita-se.
Curtis Hanson, nascido em 24 de Março de 1945 em Reno, estado do Nevada, nos States.



Iniciou o seu trajecto na 7ª arte em 1973, com um thriller de terror.
1 hora e 25 minutos de duração, mais em http://www.imdb.com/title/tt0065424/

Em 1980, um filme de acção pelos vistos para miúdos.
1 hora e 30, mais no imdb - http://www.imdb.com/title/tt0081061/



Em 1983 Tom Cruise participou na comédia Losin' it.
Parece que é uma comédia adolescente (com sexo claro) que se passa em 1965 e segue a vida de 4 amigos de Los Angeles, e a série de desgraças/infortúnios em que se metem quando viajam para sul da fronteira para Tijuana (no México).
Deve ser género Porky's, etc.

1986 foi ano de filme directo para tv, de seu nome The Children of Times Square. Crime e drama, com Joanna Cassidy. Escrito pelo Curtis.

No ano a seguir, 87, Hanson também foi o argumentista, baseando-se num romance de Anne Holden.
O filme, The Bedroom Window, tem crime, mistério e thriller. Com Steve Guttenberg, Elizabeth McGovern, Isabelle Huppert e Carl Lumbly (série Alias).
Frase: "Inocente de assassinato. Culpado de amor."
Não deve ser nada mau, mais na página do imdb http://www.imdb.com/title/tt0092627/



1990 e 1992 foram anos de, respectivamente:

Bad Influence
- «Não há nada mais sedutor que o mal... especialmente quando ele se esconde atrás de um sorriso matador e veste fatos de grandes estilistas. Rob Lowe ("Os Homens do Presidente") e James Spader ("Sexo, Mentiras e Video") entram neste "Thriller astuto e extremamente atraente" (The Wall Street Journal), e tenso e assustador (Variety), do realizador Curtis Hanson e do argumentista David Koep ("Homem-Aranha").
O Analista Financeiro Michael Boll (Spader) parece ter tudo: Inteligência, dinheiro, uma noiva bem relacionada na classe alta e um inquestionável futuro brilhante à sua frente. Então ele conhece Alex (Lowe), um impecavelmente vestido viajante, com um charme fatal e um apetite insaciável por vinho, mulheres... e perigo. Alex torna-se amigo de Michael e leva-o para um passeio no lado selvagem - mas Michael depressa descobre que há um preço terrível a pagar, para quem vive rapidamente, porque acompanhar com Alex... pode ser mortal!»
Mulheres bonitas parece que entram as actrizes Lisa Zane e Marcia Cross (Donas de casa desesperadas). Gostava de ver o movie!

The Hand That Rocks the Cradle -um filme puxadito, mesmo com algum "terror", violência, uma cena de molestação sexual, e linguagem - classificado R nos States.
Sinopse: "... é a mão que domina o mundo.
Peyton Flandes (Rebecca de Mornay), é uma mulher que depois de perder o seu marido e o seu filho, decide vingar-se de Claire Bartel (Annabella Sciorra) a quem acusa de toda a sua desgraça.
Depois de conseguir introduzir-se como babysitter na casa da família Bartel, coloca em marcha um terrível plano que tem como fim destruir a vida de Claire. Esta não tardará a descobrir o que se esconde por detrás da encantadora babysiter dos seus filhos, mas então, quem sabe se não será demasiado tarde para salvar a sua vida e a da sua família..."
Gostava de rever com atenção o filme, é bom.
Matt McCoy, Ernie Hudson, Julianne Moore e Madeline Zima (série Californication que nunca vi ainda, e também descobri que era a miúda + nova - Maggie - na série The Nanny) completam o elenco principal.



Em 94, um óptimo filme que aluguei do videoclube uma vez. Excelente entretenimento, apreciei mesmo vê-lo.
Sinopse do The River Wild - "Gail, Tom, e o filho Roarke decidem passar um apaixonante fim-de-semana em contacto com a natureza. Ela tinha sido especialista em rafting, descendo pelos mais perigosos rápidos e rios. A sua enorme destreza vai ser crucial para as suas vidas: a meio do trajecto vêem-se obrigados a compartilhar a viagem com Wade e Terry. Depressa percebem que os jovens de aparência inofensiva são, na verdade, perigosos assassinos que fogem à justiça..."
Para a minha excelente sensação ao ver o movie contribuiu grandemente o facto de ter estes 2 nomes na representação: Meryl Streep e Kevin Bacon (ambos nomeados para Globo de Ouro). E ainda David Strathairn, John C. Reilly, Benjamin Bratt, etc.
Frase final: As férias acabaram.

1997 foi ano do muito elogiado (e teve sucesso) L.A. Confidential. Aliás, veja-se como está classificado no imdb: http://www.imdb.com/title/tt0119488/
É um filme que ando a querer acrescentar à minha colecção de dvd's, mas ainda não fui bem sucedido.
História: «L.A. Confidential, considerado pela crítica e audiências em todo o mundo um dos melhores filmes no ano em que estreou, foi galardoado em 1997 com os Oscares da Academia para Melhor Actriz Secundária (Kim Basinger) e Melhor Argumento Adaptado (Brian Helgeland & Curtis Hanson). Realizado por Hanson e contando com um notável elenco, é uma brilhante adaptação do clássico da literatura policial da autoria de James Ellroy. Sombrio, brutal, terno, poderoso, L.A. Confidential retrata de forma fascinante e obscura a Los Angeles do início dos anos 50. Três polícias (Kevin Spacey, Russell Crowe, Guy Pearce), uma prostituta (Kim Basinger), um chulo milionário (David Strathairn), um jornalista de escândalos sem preconceitos (Danny DeVito) e um comissário de polícia aparentemente ético (James Cromwell), dão vida a este enredo fervilhante de mistério, ambição, romance e humor.»
Quero, quero, 138 minutos para "adultos".



O filme do ano 2000 Wonder Boys tenho em dvd. Também está bem classificado e elogiado.
Sinopse: "Um livro incompleto, um carro roubado, um animal assassinado, um estudante inseguro, um agente à beira de um ataque de nervos, um casamento tremido e uma amante grávida estão entre as várias histórias que se cruzam nesta hilariante promessa de divertimento.
Grady Trip (Michael Douglas) é um professor universitário e um premiado escritor de romances, que está a acabar o seu último livro há já sete anos. Assim não é surpreendente que o festival literário da sua universidade crie no antigo menino prodígio uma dose de incerteza e ansiedade maior do que é habitual. Em apenas uma semana, Grady vai ter que lutar para pôr no lugar uma vida que subitamente entrou numa espiral fora de controlo.
Vencedor do Oscar da Academia para a categoria de Melhor Canção Original - Bob Dylan."
Com outros grandes actores, como Frances McDormand, Robert Downey Jr., Tobey Maguire, Katie Holmes e Rip Torn.
Bons extras no dvd.

Eminem teve direito a filme em 2002.
8 Mile - é o retrato de uma semana na vida de um grupo de jovens que luta por um lugar ao sol na decadente cidade de Detroit, em 1995. Para pessoas como Jimmy ‘Rabbit’ Smith, Jr. (Eminem) e os seus amigos, o hip-hop é a única alternativa ao vazio. Rabbit sabe que as suas músicas são a única saída e que para alcançar o sucesso é preciso imprimir-lhes a sua raiva e enfrentar a realidade da sua vida.
Do produtor/realizador Curtis Hanson e Brian Grazer, galardoados com o Oscar® da Academia, “8 Mile” foi um dos mais aclamados filmes do ano de 2002 e conquistou o Óscar de Melhor Canção Original (Eminem). Com os muito bons desempenhos do rapper, de Kim Basinger - vencedora de Óscar no filme anterior com o mesmo realizador, Brittany Murphy e Mekhi Phifer este musical aplaudido pela crítica foi um dos filmes mais falados daquele ano!
Frase: SE TIVESSE APENAS UMA TENTATIVA, UMA OPORTUNIDADE… AGARRAVA-A OU DEIXAVA-A SIMPLESMENTE ESCAPAR?



E chega-se ao "fim", anos de 2005 e 2007.

In her shoes - AMIGAS. RIVAIS. IRMÃS
A irresponsável e volúvel Maggie (Cameron Diaz) e a simples e confiável advogada Rose (Toni Collette) são irmãs, melhores amigas mas também cruéis rivais. Parecem ter apenas 2 coisas em comum: o ADN e o número de sapato que calçam. Mas quando a sua relação de amor-ódio começa a pender mais para o lado do ódio, descobrem acidentalmente a avó (Shirley MacLaine - nomeada para globo de ouro) que pensavam ter morrido. Esta descoberta enriquece as suas vidas e ajuda-as a ficar em paz uma com a outra - e consigo mesmas!
O realizador também se sente à vontade pelos vistos neste estilo, comédia, é um filme que tenho de alugar no videoclube, na próxima ida lá vem quase de certeza.

Lucky You - "A tensão de apostas de alto nivel. A adrenalina de um novo romance. Nesta aposta segura de entretenimento do argumenlista/realizador Curtis Hanson. que escreveu o argumento conjuntamente com o Vencedor de um Óscar da Academia Eric Roth (Forrest Gump), o jogador profissional Huck Cheever (Eric Bana), luta para angariar 10.000 dólares, o custo da inscrição para a mais prestigiada competição de poker a nivel mundial, ainda que o torneio o leve a enfrentar o próprio pai (Robert Duvall). No caminho conhece a irresistivel Billie Offer (Drew Barrymore) e compreende que para ter sucesso ele deve primeiro aprender a viver a vida da mesma maneira que ele joga cartas, confiando no coração e não na cabeça."
Parece engraçado, também tem comédia, drama, romance, desporto?
Com presença igualmente de Debra Messing (série Will & Grace) e Robert Downey Jr., qualquer dia também visualizarei este... logo se vê.

À semelhança do realizador anterior, não tem nenhum novo projecto previsto (pelo menos ao ver no imdb), mas um homem galardoado com Óscar de melhor argumento(a meias com outra pessoa) tem de ser chamado para novos filmes, certamente.

Um comentário:

  1. Sobre este realizador, não tenho muito a dizer.
    Comprei este mês o "Rio selvagem" (está na pilha para ver), apesar de já o conhecer, mas é muito bom.
    Tenho o "Wonder Boys", que foi oferta da "Nestea" - mas também já o conhecia.
    Os outros todos não conheço, mas há um que gostava de pelo menos ver, pois li o livro e gostei muito, que é o "LA Confidential". Nunca o vi á venda, por isso , não sei se vou ter sorte, só se derem na tv.
    Bjs

    ResponderExcluir