quinta-feira, 23 de abril de 2009

Adrian Lyne


Next one is Mr. Adrian Lyne. Nasceu no dia 4 de Março de 1941 em Peterborough, Cambridgeshire.



Foxes (1980) - drama, com Jodie Foster, Randy Quaid.
História: um grupo de amigas "entra na idade adulta" no deserto asfáltico do Valley de San Francisco... bebida, drogas e sexo... Ui parece interessante. http://www.imdb.com/title/tt0080756/

Flashdance (1983) - Vencedor Oscares 1983 – Melhor Música "Flashdance...What a Feeling"; Nomeações Oscares 1983 – Melhor Montagem, Fotografia e Música "Maniac".
Um dos mais bem sucedidos musicais de sempre, que marcou e se tornou inesquecivel para várias gerações.
Sinopse: O êxito visual e musical das bilheteiras Flashdance é a divertida história de Alex Owens (Jennifer Beals), uma bela e determinada rapariga de 18 anos que trabalha como soldadora durante o dia e como bailarina num clube nocturno. O filme brilha com música dos anos 80, incluindo o número 1 das tabelas, cantado por Irene Cara, "Flashdance - What a Feeling", e "Maniac", cantado por Michael Sembello, e acompanha a luta de Alex por se tornar independente, encontrar o amor e realizar o seu sonho - dançar no Pittsburgh Conservatory of Dance.



1986 foi ano de Nine 1/2 Weeks.
História: "Elizabeth, uma inteligente e sofisticada mulher, conhece John. Ela, que até então detinha total controlo de si própria, deixa agora que a enigmática personalidade deste estranho a envolva numa relação de intensa e extrema sensualidade... uma relação que descarrila num pesadelo erótico de fantasia e domínio. Rapidamente Elizabeth percebe que tem de escolher entre o seu desejo e... a sua sanidade.
9 SEMANAS E MEIA está pela primeira vez disponível no seu formato de cinema original, para que possa tirar verdadeiro partido deste clássico conto erótico."
Com Mickey Rourke e Kim Basinger, gostava de ver, talvez só tenha espreitado umas cenas quando era miúdo.

Seguiu-se, ano ano seguinte de 87, Fatal Attraction.
História: «Dan Gallagher (Michael Douglas) tem uma vida perfeita... até arriscar tudo quando conhece Alex (Glenn Close)!
O que começa com um arrebatador e louco fim-de-semana acaba num pesadelo de violência e falsidade quando Alex recusa ser rejeitada.
Atracção Fatal é um filme emocionante, que arrepia toda a audiência, desde o principio ao fim, à medida que a paixão de Alex se transforma numa obsessão de ódio e loucura.
Michael Douglas e Glenn Close conseguem-nos hipnotizar nesta aterradora história, desde o inicio até ao inesquecível final.»
Trouxe do videoclube há quase 2 anos, óptimo filme sem dúvida, nomeado para 6 Óscares. Para melhor actriz Glenn Close, actriz secundária Anne Archer, realizador, montagem, melhor filme, e argumento adaptado.



1990 foi ano de Jacob's Ladder. Frase - A HISTÓRIA DE UM HOMEM QUE DESCEU AO INFERNO!
História: «Tim Robbins protagoniza uma impressionante história de um homem que desceu ao inferno, brilhantemente realizada por Adrian Lyne. O carteiro de Nova Iorque Jacob Singer tenta impedir que a sua vida descambe. Os seus dias estão a ser invadidos por memórias do seu primeiro matrimónio, do seu filho morto e do tempo que prestou serviço no Vietname. A sua nova esposa tenta ajudá-lo a manter a lucidez, mas a linha entre a realidade e o delírio está cada vez mais avançada.»
Aqui o realizador desviou-se um pouco do seu estilo habitual, entrando mesmo em terror e mistério, para além de thriller e drama. Mas romance pelos vistos não há nada, comparado com os seus outros filmes.
Mais malta conhecida no elenco, Elizabeth Peña, Danny Aiello, Jason Alexander, Eriq La Salle, Ving Rhames, etc.
Filmado em Nova Iorque e em Porto Rico.

Em 93 Lyne realizou Indecent Proposal.
Sinopse: Um milhão de dólares, nenhuma pergunta a fazer.
David e Diana Murphy podem resolver os seus problemas financeiros se aceitarem a oferta do milionário banqueiro John Gage. Uma noite com Diana, nada mais. É o que Gage quer em troca. Mas David e Diana aceitarão? Se aceitarem, o casamento pode sobreviver? Um filme irresistível.
Proposta Indecente, o crepitante e controverso tratamento do amor e da moralidade moderna, da Co-Produtora (Sherry Lansing) de Atracção Fatal.
Robert Redford, Demi Moore e Woody Harrelson, são os intérpretes de 'uma das mais surpreendentes e inusuais histórias de amor que alguma vez vimos'. (David Sheehan, KNBC-TV)
Mais em http://www.imdb.com/title/tt0107211/ , tenho em dvd gravado para ver com atenção.



Lolita (1997) - «Adaptado de um grande romance do século XX, Lolita, é uma comédia trágica sobre a obsessão - uma história divertida e perturbadora sobre um amor proibido e as suas consequências.
Humbert (Jeremy Irons), um homem notável, refinado e irresistivelmente atractivo para as mulheres, guarda na sua memória um frustrante romance da adolescência. Uma paixão aos treze anos por Annabel que termina com a morte desta. Um choque que devastou o jovem Humbert.
Apesar de já ser um homem, uma parte de Humbert continua adolescente. Annabel é para ele um paraíso perdido, até que muitos anos mais tarde e muito longe o paraíso parece surgir de novo.
Em 1947, Humbert, professor de literatura francesa, viaja até New England, onde vai dar aulas. Será em casa de Charlotte Haze (Melanie Griffith), uma viúva cheia de fantasias, que Humbert irá ficar, acabando por se envolver com esta. Mas o sonho de Humbert realiza-se ao conhecer Lolita, de doze anos, a filha de Charlotte.
Enquanto Charlotte tenta conquistar Humbert, este conquista Lolita. Juntos este extravagante casal irá passear pela América. Mas, o paraíso está longe de ser o que Humbert sonhara...»
Mais em http://www.imdb.com/title/tt0119558/

Por fim, no ano de 2002, Adrian dirigiu Unfaithful.
«Um thriller sedutor e poderoso a que ninguém conseguirá resistir. Do realizador de Atracção Fatal chega-nos um "thriller acalorado" (People Magazine) sobre uma paixão sensual tão intensa que devora tudo, e todos, que surgem no seu caminho. Richard Gere é notável e "a interpretação quente e fortemente erótica de Diane Lane inflama o filme (Rolling Stone).
Edward e Connie Summer (Gere e Lane) têm uma vida perfeita: um casamento feliz, um filho de oito anos, uma bela casa nos subúrbios... Mas quando o encontro fortuito de Connie com um estranho sedutor (Olivier Martinez) se transforma num caso amoroso de enormes proporções, a paixão converte-se em obsessão e o verdadeiro preço da traição tem um efeito esmagador. Carregado de suspense de fazer parar o coração e palpitações eróticas Infiel é "sensacional" (Entertainment Weekly).»
Gosto bastante do filme, muito se calhar por culpa da Diane Lane, uma mulher muito sensual, e que foi nomeada para Óscar de melhor actriz com este movie.

Um comentário:

  1. Tenho "Flashdance", "Nine 1/2 Weeks", "Fatal Attraction" e "Lolita".
    Os filmes deste realizador, são muitos sexuais, mas ainda assim, os filmes são bastante famosos e fizeram história no cinema.

    ResponderExcluir