domingo, 26 de abril de 2009

John Singleton


John Singleton. Pouco mais velho que o anterior F. Gary. Nasceu no dia 6 de Janeiro de 1968 em Los Angeles, Califórnia.



Iniciou em 1991, com Boyz n the Hood.
Sinopse: «A MALTA DO BAIRRO, um filme aclamado pela crítica, conta a história de três amigos que crescem num problemático bairro de Los Angeles. Os tiroteios e o desemprego são uma constante, mas a harmonia coexiste com a adversidade, especialmente entre os três jovens rapazes: Doughboy (Ice Cube) um traficante de droga ambicioso, o seu irmão Ricky (Morris Chestnut), pai de um adolescente quase a entrar na faculdade, e o melhor amigo de Ricky Tre (Cuba Gooding, Jr.), aspirante de um futuro melhor fora do bairro. Este retrato poderoso da América Negra Urbana é um "filme de uma enorme relevância e impacto" (Roger Ebert, CHICAGO SUN -TIMES).»
Ainda com Angela Bassett, o movie foi nomeado para 2 Óscares, de melhor realizador e argumento original, também da autoria do realizador Singleton.

Poetic Justice (1993) - Drama e romance, com Khandi Alexander (série CSI Miami), Janet Jackson, etc. Nomeado para Óscar de melhor música, canção original Again.
Tagline: 1 Woman. 1 Man. 1 Journey 2 Love.
Mais em http://www.imdb.com/title/tt0107840/



2 anos depois, em 95, Higher Learning.
Drama, romance e desporto, num filme com bastante malta conhecida, ver em http://www.imdb.com/title/tt0113305/
À semelhança dos filmes anteriores, também foi escrito pelo Singleton.

Mais 2 anos depois (1997) - Rosewood - acção, drama, história. Com Jon Voight, Ving Rhames, Don Cheadle, Bruce McGill, etc., a história passa-se em 1923.
http://www.imdb.com/title/tt0120036/



2000 foi ano de Shaft.
História: «Quem está sempre no sítio certo á hora certa? Samuel L. Jackson é Shaft, o homem do filme. É um energético thriller carregado de acção. Com o Tim John Shaft (Michael Roundtree que repete aqui o seu papel na versão original) como mentor, não supreende que hoje Shaft seja o tipo mais estiloso e temido do "bairro".
Para deter um assassino racista (Christian Bale) Shaft tem de encontrar a única testemunha que poderá colocá-lo atrás das grades (Toni Collette). Á medida que Shaft se aproxima do assassino, o perigo aumenta. Cada vez mais convicto e enfrentando polícias corruptos e perigosos traficantes de droga ele está decidido a fazer justiça.»
Filmado na totalidade em Nova Iorque e Nova Jérsey.

No ano seguinte (2001) - Baby Boy - Jody (Tyrene Gibson), o rei da rua é um afro-americano de 20 anos, de Los Angeles, que tenta viver à grande mas nem emprego tem. É pai de duas crianças de duas mulheres diferentes e ainda vive em casa com a mãe (A. J. Johnson). Para Jody tornar-se adulto é uma tarefa quase impossível, mas uma série de acontecimentos envolvendo o novo namorado (Ving Rhames) da sua mãe, a sua namorada Yvette (Taraji P. Henson) e o antigo namorado dela, ex - presidiário, Rodney (Snoop Dogg) obrigam-no a passar por duras lições de vida, onde a sua sobrevivência é posta em causa a todo o momento.



2 Fast 2 Furious (2003) - Frase: Um eufórico ressoar de motores a preencher as ruas de Miami. Uma gama inimaginável de automóveis conduzidos ao limite. Mulheres irresistíveis e um estivo de vida de morrer... é Velocidade + Furiosa.
História: «Sequela de Velocidade Furiosa recarregada de energia e acção. Brian O’Conner (Paul Walker) perdeu o distintivo ao deixar o seu amigo Dom Toretto, líder do submundo das corridas, escapar às malhas da lei. De regresso a Miami na companhia do velho amigo Roman Pearce (Tyrese), resta-lhe agir sob disfarce para evitar as represálias da polícia. A sua missão é colaborar com a fantástica Monica Fuentes (Eva Mendes) na captura de um líder da Máfia de Miami. E lá estará ele de novo ao volante desta vez disputando a própria vida...»
Ainda com Cole Hauser, James Remar e Amaury Nolasco, foi filmado na totalidade na Florida, o estado do calor e sol para a praia.

Four Brothers (2005) - «Mark Wahlberg, Tyrese Gibson, André Benjamin e Garrett Hedlund são os protagonistas desta envolvente história de amor fraterno, traição e vingança. Depois da mãe adoptiva ter sido morta a tiro durante um assalto a uma mercearia, os quatro irmãos, que se encontravam separados, reúnem-se para se vingar e resolver o caso pelas suas próprias mãos. Desafiando as ordens da polícia, os quatro começam a voltar do avesso o seu velho bairro de Detroit, à procura do cérebro por detrás do brutal assassinato. Pelo caminho, descobrem que estão ligados por laços mais fortes que o sangue, no que é um drama de acção com um fortíssimo poder emocional.»
Ainda com Terrence Howard, Josh Charles, Sofía Vergara, Chiwetel Ejiofor e Fionnula Flanagan, já vi o filme, é bonzito. Filmado muito no Canadá, província/distrito de Ontario.

Um comentário: