domingo, 5 de abril de 2009

Phillip Noyce


Sigo já para novo realizador, de seu nome Phillip Noyce.
Nascido a 29 de Abril de 1950 em Griffith, New South Wales, na Austrália.











Em 1989, dose dupla.

Dead Calm - «Faça uma viagem no oceano do terror com Calma de Morte "um filme inteligente e sedutor com tensão suficiente para nos manter a hiper-ventilar durante horas" -Sheila Benson, Los Angeles Times. O especialista em thrillers Philip Noyce dirige três excelentes actores - Sam Neill (Parque Jurássico), Nicole Kidman (De Olhos Bem Fechados) e Billy Zane (Titanic)- em desempenhos notáveis. Joe e Rae Ingram (Neill e Kidman) tomam a decisão correcta e salvam o delirante e único sobrevivente (Zane) de um barco em mau estado. Mas depresa o estranho vai lançar o casal numa intensa batalha do gato e do rato. E de vida e morte.» Filmado na terra do realizador (Austrália), reparei no dvd na biblioteca de Algés, gostava muito de ver o movie.

Blind Fury - Frase: Sortudo é aquele que não vê o adversário.
História: Nick Parker (Rutger Hauer) foi dado como desaparecido em combate por mais de duas décadas, após ter sido abandonado, cego e moribundo no Vietnam. Quando finalmente regressa a casa, decide procurar e perdoar o seu ex-companheiro de exército, Frank Devereaux (Terrance O'Quinn, série Perdidos).
Este encontra-se sob o domínio de um corrupto director de um casino, que o obriga a manipular drogas. Mas Devereaux tenta fugir, colocando a sua ex-mulher e o seu filho em perigo. Apanhado no meio do caos e perseguido pelos criminosos Nick aproveita a sua capacidade sensorial superior para escapar de uma batalha cheia de acção.
Ainda com Nick Cassavetes, que também é realizador.



92 e 93 foram anos de:

Patriot Games - «Harrison Ford é Jack Ryan neste esplosivo thiller (intenso e repleto de acção) baseado no best seller mundial de Tom Clancy, o autor de Caça ao Outubro Vermelho, e realizado por Phillip Noyce. Antigo analista da CIA, os dias de Jack Ryan como agente do serviço de inteligência terminaram; agora encontra-se em Londres de férias com a sua mulher (Anne Archer) e a sua filha (Thora Birch), num calmo fim-de-semana da família Ryan que depressa se torna num terrível pesadelo. Jack Ryan vê-se confrontado com uma acção terrorista contra a Família Real. Com sucesso, o incidente é impedido, mas Ryan tem agora uma missão, que pode ser fatal - proteger a sua família deste impiedoso grupo terrorista. Mais elogios, referem que é um extraordinário thriller.»
Ainda com Sean Bean, Samuel L. Jackson, James Earl Jones e Richard Harris.
Edição especial aqui: http://www.dvdpt.com/j/jogos_de_poder_o_atentado_edicao_especial.php

Sliver - Frase: Gosta de ver... Não gosta?
"NÃO PERCA! Vai mais além do que Instinto Fatal, é muito sensual, tem muito mais suspense e um estilo muito caracterítico." -David Sheehan, NBC-TV.
Sinopse: «Quando Carly (Sharon Stone) se muda para um dos edifícios de apartamentos mais exclusivo de Nova Iorque, os inquilinos começam a aparecer brutalmente assassinados. E alguém está a gravar em vídeo os momentos mais privados de Carly. Será Zeke (William Baldwin), o dono do edifício, que tem uma predilecção estranha pelo voyeurismo? Ou Jack (Tom Berenger), o misterioso escritor com uma imaginação tortuosa? A forma como Carly é atraída pelo assassino, é algo que vai gostar de ver...»



No ano a seguir, 1994, realizou Perigo Imediato.
Sinopse: «Harrison Ford volta a aparecer como um destemido e eficaz agente da CIA, Jack Ryan, neste êxito de bilheteira aclamado pela crítica, dos mesmos produtores de Jogos de Poder - O Atentado. Quando o mentor e Almirante Jack Greer (James Earl Jones) adoece gravemente, Ryan é nomeado Director Adjunto de Informação da CIA. A sua primeira operação: investigar o assassinato de um dos amigos pessoais do Presidente, um proeminente homem de negócios que está secretamente envolvido nos poderosos cartéis de droga Colombianos. Sem o conhecimento de Ryan, a CIA contrata Clark (Willem Dafoe), um implacável operador de campo, para liderar uma força paramilitar contra os barões da droga. Apanhado no fogo cruzado e tendo que defrontar o poderoso Feliz Cortez (Joaquim de Almeida), Ryan age por sua conta, arriscando a sua carreira e até a própria vida pela única causa que continua a acreditar - a verdade.»
Nomeado para 2 Óscares, de melhor som e montagem/efeitos de som.

Em 97, The Saint.
Sinopse: «Deseja que alguém se infiltre numa organização ultra-secreta ou roube uma fórmula científica que poderá mudar o mundo? Pelo preço certo, O Santo é o seu homem. E se procura por um "thriller, sexy e brilhante" (Bill Diehl, ABC Radio Network), O Santo é o seu filme!
Val Kilmer interpreta o elegante herói de espionagem Simon Templar - O Santo - e juntamente com Elisabeth Shue, protagonizam esta extraordinária combinação de aventura e romance. Com uma vasta ponóplia de equipamento sofisticado à sua disposição, Templar introduz-se num mundo oculto de espionagem e contra-espionagem. Com os seus nervos de aço, Templar aparece sempre na hora certa e com o disfarce adequado a cada ocasião. Agora vê-o. Agora, já não o vê... ou será que vê? Cada fuga é quase um milagre - e ninguém conhece melhor os milagres do que um santo.»
Porreirito, tenho em dvd gravado.



1999 foi ano do The Bone Collector.
História: «Lincoln Rhyme (Denzel Washington), um brilhante detective criminal, encontra-se tetraplégico e fora do activo devido a um acidente quase fatal numa investigação. Amelia Donaghy (Angelina Jolie) é uma polícia novata que se depara com uma vítima horrivelmente mutilada. Os dois encontram-se quando Rhyme, pela sua perícia, é destacado para a investigação deste crime e Donaghy é chamada para ajudar. Inicialmente sem vontade, aceitam trabalhar nesta investigação quando algumas pistas indiciam não se tratar de um homicídio isolado. A partir da sua cama, Rhyme dirige Donaghy através dos medonhos cenários criminais tentando ambos decifrar um "puzzle" diabolicamente arquitectado por um "coleccionador" de crimes. A distância entre a dupla e o inteligente assassino parece cada vez maior mas entre Rhyme e Donahy pode ser cada vez menor...»
Ainda com Queen Latifah, Michael Rooker e Luis Guzman, é um bom filme, tenho em dvd.

Em 2002, Rabbit-Proof Fence.
Escrito por Christine Olsen e baseado no livro de Doris Pilkington, A Vedação conta a verdadeira história de três raparigas aborígenes com oito, onze e quatorze anos, que foram retiradas à força, das suas famílias, para serem preparadas como escravas domésticas. No entanto conseguem escapar e embarcam numa épica aventura de 2500 quilómetros para voltar a casa.
Com Kenneth Branagh, o movie foi nomeado para Globo de Ouro (melhor banda sonora original) de Peter Gabriel. Filmado na Austrália.



2002 também foi ano de The Quiet American. Excelente filme, vi no mês passado.
História: «O assistente social americano Alden Pyle (Brendan Fraser) chega a Saigão no final de 1952, no auge da luta do Vietname pela independência do domínio colonial francês.
Cheio de vontade de levar a cabo a sua missão de ajudar o povo do Vietname através do seu programa de auxílio económico e de aprender mais sobre a terra de alguém com mais experiência, Pyle torna-se amigo do correspondente do Times de Londres, Thomas Fowler (Michael Caine). Mas em breve, no entanto, ele vai ver-se completamente seduzido pela jovem amante vietnamita de Fowler, Phuong (Hai Yen), tão bela, exótica e misteriosa como a cidade de Saigão. Os três vêem-se apanhados num tempestuoso triângulo amoroso que leva a uma série de incríveis revelações e, finalmente, ao crime. Nada, e ninguém, é o que parece, nesta adaptação do clássico de Graham Greene, uma profética história de amor, traição e crime, na origem das guerras americanas no sudoeste asiático.
Um filme que conta com uma das melhores interpretações de sempre de Michael Cain, que lhe valeu uma nomeação para os Óscares da Academia na categoria de Melhor Actor Secundário.»
Filmado mesmo no Vietname, e em estúdio na Austrália.

O último filme de Noyce data de 2006. Catch a Fire - Guerra de Culturas.
Sinopse: "É uma uma viagem ao mundo da sabotagem, corrupçao e crime, na era Apartheid da África do Sul. O vencedor de um Oscar Tim Robbins (Mystic River e Os Condenados de Shawshank) e Derek Luke (Antwone Fisher e Caminho para a Glória) protagonizam este fascinante thriller baseado numa história real. No contexto de um pais em chamas e duas culturas em guerra Catch a Fire: Guerra de Culturas é a história tocante de um homem que sozinho luta por si próprio, a sua família e o seu povo."
Filmado na África do Sul, Moçambique e Suazilândia.

http://fotosdvds.blogspot.com/2009/04/phillip-noyce.html

Deste realizador está previsto estrear na América, no dia 23 de Julho do próximo ano, Salt.
Um thriller que está a ser filmado, com Angelina Jolie, Liev Schreiber e Chiwetel Ejiofor.

Em pré-produção já está também Dirt Music. Com Colin Farrell e Rachel Weisz, e rumores que Russell Crowe fará igualmente parte do cast.

E, numa prova de grande vitalidade de Phillip Noyce (vamos ver se será mesmo ele a realizar estes 2 projectos a seguir a Salt), está outro filme - American Pastoral.
Rumores dão conta que contará com Jennifer Connelly, Evan Rachel Wood e Paul Bettany.

Um comentário:

  1. Quanto a Phillip Noyce...
    Tenho The Bone Collector, Rabbit-Proof Fence e The Quiet American - todos muito bons.
    Já vi: Dead Calm e Sliver (procuro-os para a minha colecção) e vi também The Saint, mas não gostei muito.
    Bjks

    ResponderExcluir