sábado, 18 de abril de 2009

Roman Polanski


Mais um nome grande. Já "velhote", pensava que seria mais novo. Nasceu a 18 de Agosto de 1933 em Paris, França. Mas os pais eram originários da Polónia, para onde regressaram 2 anos antes da 2ª Guerra Mundial começar.







1967 foi ano de Dance of the Vampires.

Em 1968 Romanski realizou Rosemary's Baby.
Sinopse - «Possivelmente o melhor filme de terror jamais feito, esta brilhante adaptação do best-seller de Ira Levin é a história de um feliz casal da cidade de Nova Iorque que está à espera do primeiro filho.
Como muitas mães pela primeira vez, Rosemary (Mia Farrow) está um pouco perturbada e tem medo. O marido (John Cassavetes), um actor ambicioso mas sem sucesso, faz um pacto com o Diabo, que lhe promete lançar a sua carreira para o estrelato. O realizador retira extraordinárias interpretações de todo o elenco. Ruth Gordon ganhou um Óscar pela sua representação da demasiado solícita vizinha do lado, neste clássico do horror.»
Polanski também foi nomeado para melhor argumento adaptado com este movie.
Tenho para ver em divx, copiei de dvd trazido da biblioteca de Oeiras.



The Tragedy of Macbeth (1971) - O escritor/realizador apresenta uma surpreendente versão da tragédia clássica de Shakespeare sobre a ânsia de poder e as suas trágicas consequências.
Macbeth (Jon Finch), destemido general escocês, é induzido pela profecia sobrenatural de três bruxas que lhe garantem que um dia será rei. Persuadido pela sua esposa (Francesca Annis) assassina o rei Duncan (Nicholas Selby) e é proclamado rei da Escócia. Para se manter no trono, Macbeth vê-se obrigado a cometer cada vez mais crimes, enquanto que a sua esposa se perde em sentimentos de culpa e de loucura...
Filmado nas inóspitas paisagens do Pais de Gales, dirigido por Polanski esta é uma versão de Macbeth cheia de fúria e genialidade.
Venceu Prémio BAFTA para melhor guarda-roupa.

What? (1972) -



Em 74 dirigiu Chinatown.
Sinopse: «Um filme do género policial (film noir), impõe-se como um verdadeiro clássico do cinema.
Jack Nicholson é o detective privado Jake Gittes, que vive do suspeito clima moral da bronzeada Califórnia do Sul, antes da 2ª Guerra Mundial. Contratado por uma bela senhora da elite social (Faye Dunaway) para investigar as actividade extra-matrimoniais do seu marido, Gittes é arrastado para uma intriga de negócios duplos e enganos mortíferos, descobrindo uma teia de escândalos pessoais e políticos, que se vão juntar todos, numa inesquecível noite em Chinatown.
O elenco conta também com a lenda John Huston e o argumento é do vencedor de um Óscar da Academica, Robert Towne.
Chinatown recria uma era perdida deste género de filmes que não envelhece com o tempo.»
Está no top dos melhores filmes de sempre, vejam só as outras nomeações que teve para Óscar: http://www.imdb.com/title/tt0071315/awards
11 no total, só ter ganho 1 deve ser esquisito, mas eu ainda nem vi o filme.

2 anos depois, em 76, chegou Le locataire.
História: Um apartamento com um passado infeliz, num edifício repleto de sinistros residentes, dá o ambiente para este intrigante thriller.
Polanski representa o papel de Trelkovsky, um homem pacato e tímido, cuja vida sem sentido se vai tornar cada vez mais ensombrada pelo receio e pelo medo depois de se mudar para a nova casa. Os outros ocupantes do edifício só aumentam as suas paranóias, não fazendo nada para aliviar a sua crescente obsessão com o destino trágico da anterior inquilina do seu apartamento. Serão os temores de Trelkovsky verdadeiramente justificáveis - ou são simplesmente o resultado do seu estado mental aparentemente a desagregar-se? Um brilhante elenco internacional (Isabelle Adjani, Melvyn Douglas, Jo Van Fleet, Bernard Fresson, Lila Kedrova, Shelley Winters) e o próprio talento de Polanski para assinar filmes de suspense sem igual, transformaram O INQUILINO num arrebatador e perturbante clássico do cinema!



1979 foi ano de Tess. O FILME QUE REVELOU NATASSJA KINSKI!
História: No final do século XIX em Inglaterra, Tess, uma jovem camponesa de excepcional beleza, é enviada pelos pais em busca de emprego na mansão dos D'Urberville, de quem se acham parentes distantes. O trágico destino de Tess é traçado no momento em que Alec, o manipulador dono da casa, a seduz e a engravida. Recusando-se a continuar na mansão, Tess foge e regressa a casa dos pais onde dá à luz um bebé que não sobrevive. A família escorraça-a e Tess encontra emprego e abrigo numa quinta produtora de lacticínios, onde se apaixona por Angel, o filho do pastor da igreja local. Na véspera do casamento, Tess decide revelar o seu passado ao noivo. Aceitará Angel o passado de Tess quando ouvir a verdade?
Adaptado de uma obra-prima da literatura inglesa, Tess é o filme mais sumptuoso de Roman POLANSKI. Notavelmente Natassia KINSKI encarna uma heroína da mais pura tradição romântica. Produzido por Claude BERRI marcou o ano de 1979, recebendo 3 Óscares da Academia, 3 Césares e 1 Globo de Ouro, continuando ainda hoje a ser um grande clássico.

Em 86, Pirates.



Frantic (1988) - «Harrison Ford e o realizador Polanski contam com thrillers como alguns dos seus melhores trabalhos. Sobre Frenético, o colunista do jornal USA Today, Mike Clark, escreveu: "um conjunto de actores fantástico e o melhor realizador de filmes de suspense vivo e em plena forma."
Ford, neste filme, é um médico cuja esposa (Betty Buckley) desaparece de repente em Paris. Para a encontrar, terá de descer ao submundo parisiense e lidar com polícias acomodados e burocratas.
A sua única pista poderá ser Michelle (Emmanuelle Seigner) uma jovem provocante e misteriosa, que parece saber mais do que aquilo que conta. "É o espírito de Hitchcock que paira por aqui" (Michael Wilmington, Los Angeles Times). É ao melhor nível que Polanski e Ford nos apresentam este fantástico filme.»
Filmado em França, deve ser interessante o movie.

Bitter Moon (1992) - Um drama explosivo que explora as mais obscuras profundezas da perversão sexual.
História: "Nigel (Hugh Grant) e Fiona (Kristin Scott Thomas), um reprimido casal Inglês, numa tentativa de recuperar o amor perdido, decidem fazer um luxuoso cruzeiro até Istambul. Mas os seus planos rapidamente se alteram, quando conhecem Oscar (Peter Coyote), um estranho passageiro, e a sua bonita mulher Mimi (Emmanuelle Seigner), que parece disposto a relatar os seus mais íntimos segredos sexuais.
Nigel e Fiona vão se tornar observadores e participantes numa tragédia de obsessões e paixões, nos limites do erotismo."
Também filmado em França, de novo com a actriz Emmanuelle Seigner, que está casada com Polanski desde 30 de Agosto de 1989 (têm 2 filhos). A diferença de idades deles é quase 33 anos, incrível!



Em 1994 o realizador trouxe-nos Death and the Maiden.
Sinopse: «É fim de tarde e uma violenta tempestade assola a região. Gerard, um advogado de sucesso, chega à sua casa na praia, exausto e encharcado depois de um inesperado furo, em plena auto-estrada.
A sua mulher, Pauline (Sigourney Weaver) vive num pânico constante, mesmo no limite da hesteria, provocado pelo trauma de um terrível atentado de que fora vítima, quinze anos atrás.
Entretanto, o Dr. Miranda (Ben Kingsley) um vizinho que ajudara Gerard na sua epopeia na auto-estrada, vem devolver o pneu furado esquecido no seu carro.
Pauline, subitamente reconhece a voz do homem que a violou e torturou há quinze anos, e o seu medo transforma-se em raiva, em sede de vingança.
Empunhando uma arma, Pauline obriga o marido e o Dr. Miranda a participarem num julgamento que decidará o destino deste último. Uma luta pela vida ou morte naquela que será a noite mais longa de todos os tempos - a noite da vingança.»
Ainda com Stuart Wilson, o filme foi filmado no Chile, em Espanha, e em estúdios em França. Dizem que foi o melhor do realizador desde Chinatown e Tess.

Em 99 saíu The Ninth Gate.
História: "Dean Corso (Johnny Depp) é altamente especializado no seu trabalho - localizar livros raros para coleccionadores abastados - trabalho que requer destreza, conhecimentos literários, nervos de aço... e poucos escrúpulos.
Boris Balkan (Frank Langella), um coleccionador de livros especializado em demonologia, quer contratar Corso para uma missão especial: comparar um livro raro que recentemente adquirira, uma cópia dum lendário manual de invocação satânica, com as outras duas e únicas cópias conhecidas, determinando a autenticidade dos três livros.
Corso aceita o trabalho. E à medida que avança na sua investigação, penetra num labirinto recheado de armadilhas e tentações, encontros perturbantes, violência e misteriosas mortes. Protegido por uma criatura do outro mundo (Emmanuelle Seigner) e guiado por uma poderosa força, Corso resolve um a um os mistérios do livro maldito e desvenda os verdadeiros propósitos da sua missão..."
Excelente filme, tenho de rever em breve com os comentários do Roman.
Ainda com Lena Olin, o movie teve várias cenas rodadas em Portugal, mais concretamente em Sintra. Mais aqui: http://www.imdb.com/title/tt0142688/locations



Neste novo milénio, temos 2 longas-metragens do Roman, e mais uma a ser filmada.

The Pianist (2002) -

Oliver Twist (2005) -

4 comentários:

  1. Um excelente realizador. O difícil mesmo é destacar um só grande filme dele, que os há em todas as fases da sua carreira.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Este sim, um senhor realizador! Coincidência das coincidências, ainda ontem comprei o Chinatown em DVD ;)

    ResponderExcluir
  3. Tenho "Rosemary's Baby", "Bitter Moon ", "Death and the Maiden", "The Ninth Gate" e "The Pianist" em DVD - não gostei de "Bitter Moon" :(
    Também já vi "Frantic" e gostei...
    É um excelente realizador, polémico, mas muito bom ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro os trabalho do Polanski. Tenho muitos filmes dele e sempre que posso revejo-os. São obras que mesmo antigas parecem novas.

    O lado polêmico dele é o que mais fica em evidencia nos filmes e eu adoro isso.

    ResponderExcluir