domingo, 12 de abril de 2009

David Cronenberg


Pronto, está na hora de dar destaque a um nome mais conhecido do público em geral.
O canadiano David Cronenberg. Nasceu no dia 15 de Março de 1943 em Toronto, Ontario.

Fartou-se de dirigir curtas e filmes directo para tv no início da década de 70.



Shivers (1975) -

Rabid (1977) -

Fast Company (1979) -



Em 79 também realizou The Brood. Frase - CUIDADO! ELES ESTÃO À ESPREITA...
Sinopse: «Frank vive em constante medo. A sua ex-mulher está mentalmente doente e ele tem medo que a sua doença possa ter influência negativa na sua filha de 6 anos, e acima de tudo, teme pela própria vida. Duas crianças deformadas atacam a professora da filha de Frank, levando Frank a investigar uma série de homicídios, a sua relação com a ex-mulher, com uma organização de psicoterapia e com o misterioso Dr. Raskin. Quando a ameaça das crianças mutantes começa a chegar perto da sua família, Frank tem de vencer o medo e descobrir a sua verdadeira natureza, antes que ele e sua filha se tornem as próximas vítimas.»
É um filme de terror, e sci-fi, com Oliver Reed (actor que faleceu ainda não tinha acabado a rodagem de Gladiador) e Art Hindle.

1981 foi ano de Scanners.
História - «Uma experiência ultra secreta está a ser conduzida na organização Consec: O melhor scanner está a demonstrar os seus podres e morre, resultado da tentativa de controlar mentalmente um voluntário. Algures na cidade outro grupo de scanners, luta contra a organização. Os dois grupos procuram desesperadamente um novo scanner para destruir o rival. Mas o destino de todos os scanners e de todos os humanos, acaba por cair nas mãos de um homem de 35 anos que, sem saber, é um scanner com os poderes adormecidos. Ele será treinado para despertar os seus poderes mentais e para tentar ganhar uma guerra... mas os seus planos são outros.»
Mais um filme com terror e ficção científica, mais thriller. Um dos actores é Michael Ironside.

2 anos depois dose dupla. 1º com Videodrome.
Sinopse: O invasor diabólico (Scanners) de David Cronenberg, realizador de filmes de horror e ficção científica, é um programa televisivo que seduz e controla os telespectadores. Com a estrela de rock Deborah Harry no papel principal (no seu primeiro grande filme), a encarnar uma dona de casa excêntrica, e James Woods a asssumir o papel de responsável pela programação de um canal de televisão por cabo em busca de grandes emoções televisivas, este filme inclui ainda efeitos especiais de caracterização de Rick Baker, vencedor de um Óscar® (Um Lobisomem Americano em Londres, A Guerra das Estrelas). Experiência Alucinante é um vibrante pesadelo de ficção científica sobre um mundo onde as imagens de vídeo podem controlar e alterar a vida humana.



Depois com The Dead Zone.
História: «Um perturbante thriller de terror psicológico, Zona de Morte baseia-se no livro do mestre do terror literário, Stephen King. Christopher Walken interpreta o papel de um professor de liceu, Johnny Smith, que é vítima de um acidente de automóvel, regressa de um coma profundo de cinco anos com a capacidade de ver o futuro das pessoas. De início, essa sua percepção extra-sensorial permite-lhe prever vários desastres que vão acontecer, tornando-o uma celebridade. Mas durante os cinco anos em que esteve ausente, Johnny perdeu o emprego e a noiva, e estaria disposto a trocar o seu novo 'dom' pela sua antiga e pacata existência. Tudo muda quando conhece um candidato à presidência (Martin Sheen) e os acontecimentos futuros que antevê são de proporções cataclísmicas. Johnny começa finalmente a perceber a potencialidade dos seus poderes e o que o seu destino lhe reserva...»
Acho que ainda não vi o filme, mas ao ler aqui a história fui logo ter à série com o mesmo nome que começou agora no novo milénio (em 2002) e durou 6 temporadas, até 2007.

Grande sucesso em 1986, com The Fly. Um clássico do terror, tive calafrios (nem conseguia ver) com a cena final da Geena Davis a dar à luz...

Dead Ringers (1988) - Irmãos Inseparáveis é um thriller psicológico sobre a vida bizarra de dois gémeos, Elliot e Beverly Mantle. As suas vidas idênticas desde a adolescência até se tornarem ginecologistas famosos, estavam ligadas por laços extremamente fortes. Partilharam tudo, desde a sua clínica em Toronto até às mulheres que conheciam. Até que conhecem Claire Niveau, uma actriz. Elliot, confiante, adora o jogo de sedução que impõe a Claire. Beverly, tímido, apaixona-se e tenta quebrar as amarras que o prendam ao irmão para se dedicar ao seu amor. A saúde mental de Beverly começa a ser afectada, Elliot tenta ajudá-lo mas, tal processo irá levá-los à confrontação...
Ainda com Jeremy Irons.



Naked Lunch (1991) - Frase: O Extermínio do Pensamento Racional
História: «Nova Iorque, 1953. O ex-toxicodependente e actual exterminador de baratas, William Lee, vê a sua vida ficar completamente de pernas para o ar quando a sua mulher se vicia no pó insecticida que ele utiliza profissionalmente. Depois de a matar acidentalmente, Lee vive uma existência alucinatória na qual se imagina como um agente secreto ao serviço de criaturas e insectos bizarros, envolvido numa conspiração misteriosa num porto islâmico chamado Interzona. Canalizando as suas energias na escrita de "relatórios" dessa missão fantástica, numa máquina de escrever que se transforma em barata gigante, ele tenta assim libertar-se da sua toxicodependência.»
Já vi o filme em dvd. Com Peter Weller, Judy Davis, Ian Holm, Julian Sands e Roy Scheider.

M. Butterfly (1993) -

1996 foi ano de Crash. Frase - COLIDINDO CONTRA AS BARREIRAS ENTRE O SEXO E O PERIGO...
PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI CANNES '96
História: «James Ballard (James Spader - Stargate) e a sua mulher Catherine (Deborah Unger) têm uma vida sexual problemática. Mas quando Jaes provoca um choque violento e quase fatal entre o seu carro e o de Helen Remington (Holly Hunter, Vencedora do Oscar® de Melhor Actriz em 1994 por O Piano), entra num mundo proibido, dominado por um obscuro jogo de perigo, sexo e morte - e à medida que o seu envolvimento se torna mais profundo, Ballard e Catherine descobrem novas e perturbantes maneiras de expressarem o seu amor...»
Ainda com Elias Koteas e Rosanna Arquette, o filme foi escrito pelo Cronenberg, baseado num romance de J.G. Ballard. Filmado na terra-natal do realizador.



Em 1999 Cronenberg realizou eXistenZ.
Sinopse: «É um filme onde a realidade e a ficção se misturam de forma genial.
Num futuro próximo, EXISTENZ representa a sociedade em que os designers de jogos são encarados como vedetas e em que os jogadores podem entrar organicamente nos jogos.
No epicentro da história está Allegra Galter (Jennifer Jason Leigh) cujo último sistema de jogo EXISTENZ entra de tal forma dos seus utilizadores que atinge a fronteira entre a realidade e o virtual.
Quando fanáticos tentam assassiná-la, Allegra é forçada a fugir. O seu aliado é Ted Pikul (Jude Law), um segurança que lhe promete protecção.
Depois de presuadir Ted a entrar no jogo, Allegra transporta-os para um mundo onde acaba a existência e começa EXISTENZ.»
Ainda com Ian Holm, Willem Dafoe, Christopher Eccleston e Sarah Polley, é um filme que vi com atenção há coisa de 2 anos, ou pouco mais, bastante fixe, da mente do David.

2002 foi ano de Spider. Filmado em Londres e no Canadá.
Sinopse - Londres, East End, anos 60 e 80. Spider (Bradley Hall), um rapaz muito perturbado, 'vê' o pai (Gabriel Byrne) matar brutalmente a sua mãe e substituí-la por uma prostituta, Yvonne (Miranda Richardson).
Convencido que eles planeiam matá-lo em seguida, Spider elabora um plano diabólico que leva a cabo com trágicos resultados. Anos mais tarde, Spider (Ralph Fiennes) é deixado numa casa de acolhimento para doentes mentais, onde a dona, Mrs. Wilkinson (Lynn Redgrave), lhe dá pouca atenção. Sem vigilância, Spider deixa de tomar os medicamentos e começa a revisitar os fantasmas da sua infância. As suas tentativas para entender o passado, levam Spider a entrar numa espiral irreversível de loucura...



A History of Violence (2005) - 2 NOMEAÇÕES AOS OSCARES (Melhor Actor Secundário - William Hurt; Melhor Argumento Adaptado)
Frases: TODOS TEMOS ALGO A ESCONDER.
Tom Stall tinha a vida perfeita... até se tornar um herói.
História: «Tom Stall (Viggo Mortensen) tem uma vida feliz e tranquila, na companhia da mulher advogada (Maria Bello) e dos seus dois filhos, na pequena cidade de Millbrook, no estado de Indiana. Mas, uma noite, a sua idilica existência é posta em causa quando descobre uma tentativa de assalto no bar onde costuma comer. Sentindo o perigo, decide entrar em acção, salvando os seus amigos e os outros clientes, matando em legítima defesa dois perigosos criminosos, procurados pelas autoridades. Visto agora por todos como um herói, a vida de Tom muda do dia para a noite, atraindo o circo dos órgãos de informação de todo o país, tornando-o o alvo de todas as atenções. Pouco à vontade com essa nova condição de celebridade, Tom tenta regressar à normalidade da sua vida quotidiana, quando é confrontado com um homem misterioso e ameaçador (Ed Harris), que chega à cidade convicto que Tom é um alguém com quem já se cruzara no passado...»
Gostei do filme, mas por acaso estou a ler umas opiniões no imdb com as quais até concordo um pouco, que o movie acabou por ser talvez um pouco "inflaccionado" e elogiado de mais. Mas é melhor do que medíocre.
William Hurt ganha o Óscar num papel que representou em pouquíssimos minutos.

Para finalizar (certamente por pouco tempo) a carreira deste man, 2007 trouxe-nos Eastern Promises. Ainda não vi este, filmado em Londres, depois do anterior ter sido no Canadá.
NOMEADO OSCARES® 2008 (Melhor Actor Principal Viggo Mortensen)
NOMEADO GLOBOS DE OURO 2008 (Melhor Filme; Melhor Actor Principal)
Frase - TODOS OS PECADOS DEIXAM UMA MARCA.
Sinopse: David Cronenberg explora a mente, o físico e a fortuna de um homem cuja verdadeira natureza pode nunca vir a ser revelada.
O misterioso e carismático Nikolai Luzhin (Viggo Mortensen), nascido na Rússia, é Motorista de uma das mais notórias famílias do crime organizado de Londres, com origem na Europa de Leste. Chefiada por Semyon (Armin Mueller-Stahl), cujo charme como proprietário do acolhedor e luxuoso restaurante Trans-Siberian esconde impecavelmente uma fria e brutal natureza, a fortuna da família é posta à prova pelo volátil filho de Semyon, Kirill (Vincent Cassel), que está mais ligado a Nikolai que ao próprio pai.
Mas a existência cuidadosamente mantida de Nikolai é abalada quando se cruza durante a quadra natalícia com Anna Khitrova (Naomi Watts), uma parteira de um hospital do norte de Londres. Anna fica tão afectada pela situação desesperada de uma jovem adolescente que morre durante o parto, que tenta descobrir a sua filiação. O diário pessoal da rapariga é uma ajuda: está escrito em russo e Anna procura lá a resposta às suas perguntas.
Em quem deverá confiar? Várias vidas - incluindo a sua - ficam no fio da navalha, numa angustiante cadeia de crimes e enganos que se desenrola através dos mais negros recantos desta família e da própria cidade de Londres.

4 comentários:

  1. O Lynch é um dos meu cineastas de eleição!

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi nenhum filme de Cronenberg... :(

    ResponderExcluir
  3. A Mosca, um filme de culto. Adorei, simplesmente genial. Prevê-se um remake, o que seria um grande crime!

    ResponderExcluir
  4. Victor, este realizador também é David, mas não é o Lynch.

    Oh Gema como é possível?! ;p quer dizer, tirando A Mosca, existenz, e os 2 mais recentes, não é um realizador muito "comercial".

    Filipe, adorava comprar o pack que está aqui: http://www.play.com/DVD/DVD/4-/912322/The-Fly-Ultimate-Collector-Edition/Product.html
    Quer dizer, o 2º filme, depois do Cronenberg, é fraco, mas pelos vistos o próprio Cronenberg já aproveitou um remake de um filme de 1958, e que também teve 2 sequelas.

    ResponderExcluir