domingo, 5 de abril de 2009

Martin Campbell


Aqui chega o neo-zelandês Martin Campbell.
Nascido em Hastings, no dia 24 de Outubro de 1940.



Os 2 primeiros filmes do realizador foram para adultos hehe. Com comédia também. 1973 e 1975. The Sex Thief e Eskimo Nell.

Em 75 também realizou a comédia musical Three for All.



No início da década de 80, Campbell realizou episódios de séries. Este blog é suposto abordar a carreira dos realizadores a nível de filmes, mas pode-se abrir uma excepção uma vez ou outra para uma mini-série, etc.
Esta da 1ª foto acima tem edição em dvd nacional.

Em 1988 parece que dirigiu o seu 1º filme realmente em Hollywood, Criminal Law. Tem bons actores, conhecidos, por isso se destaca como sendo a sua 1ª oportunidade na meca do cinema. Gary Oldman e Kevin Bacon (na foto do dvd), num thriller.



Em 1991 2 filmes, o segundo directo para tv.

Defenseless - T.K. Katwuller (Barbara Heshey) é uma mulher forte e independente com um domínio mais estável na sua carreira de advogada do que na sua vida pessoal. T.K. envolve-se com um cliente, o agente imobiliário Steven Seldes ( J.T. Walsh) até que se apercebe de que ele não só é ex-companheiro de quarto do seu marido dos tempos de faculdade, mas está também acusado de envolvimento num caso de financiamento à indústria pornográfica com actores menores de idade. No dia seguinte ao romper da sua relação, Steven é encontrado morto e Ellie (Mary Beth Hurt), a sua mulher, é a suspeita número um. K.T. aceita defendê-la, mas após a absolvição da sua cliente e um encontro com o detective George Beutel (Sam Shepard), K.T. questiona-se sobre a verdadeira inocência de Ellie.
É UM THRILLER TREPIDANTE E INTENSO, com UMA REALIZAÇÃO INTELIGENTE!

Cast a Deadly Spell -



O realizador estava agora a embalar, e isso fica ainda mais explícito com os próximos filmes que chegam.

No Escape (1994) - «No ano 2022, o capitão John Robbins (Ray Liotta) é condenado e conduzido a Absolom, uma ilha prisão onde os criminosos mais violentos são abandonados até à morte. Robbins enfrenta uma situação limite: a luta contra os presos mais terríveis e os demónios do seu passado, organizados numa sociedade em que reinam as regras mais selvagens e primitivas. Para Robbins só existe uma saída: fugir a todo o custo de Absolum.»
Ainda com Lance Henriksen, Kevin Dillon, Ian McNeice e Ernie Hudson.
DO PRODUTOR DE "ALIENS - O CONFRONTRO FINAL" E "O EXTERMINADOR IMPLACÁVEL"
SEM GRADES... SEM REGRAS... SEM SOBREVIVENTES.

No ano a seguir, a 1ª aventura de Pierce Brosnan na pele de 007.
GoldenEye -



The Mask of Zorro (1998) -

No ano 2000 - Vertical Limit - «K2, uma montanha de 8400 metros de altitude na cordilheira Karakoram, no Paquistão, é o cenário para este filme de acção e aventura, que lhe vai fazer disparar a adrenalina. É uma corrida contra o tempo, quando um ex-montanhista (Chris O'Donnell) lidera uma missão de resgate para salvar a sua desaparecida irmã (Robin Tunney) e os outros membros da equipa que ficaram presos no K2 depois de uma terrível avalanche.Martin Campbell volta a oferecer um filme de acção de alta voltagem, com um suspense de cortar a respiração, numa história que coloca o homem contra os seus próprios limites e os terríveis poderes incontroláveis da natureza.»
Ainda com Scott Glenn, Bill Paxton, mais a bonita Izabella Scorupco, o filme foi filmado em montanhas da Nova Zelândia (que é a terra do realizador), e foi nomeado para prémio BAFTA na categoria de melhores efeitos visuais/especiais.



Beyond Borders (2003) - excelente filme, aluguei 1 vez do videoclube.
Sinopse: «Uma vida sem preocupações em Londres colide com a dura realidade da pobreza e da fome, nos locais mais perigosos do mundo em Amor sem Fronteiras, uma arrebatadora aventura romântica, interpretada pela vencedora de um Óscar Angelina Jolie (Lara Croft: Tomb Raider).
Quando assistia a uma gala de obtenção de fundos, Sarah Jordan (Jolie), uma americana ingénua, a viver em Inglaterra com o marido, testemunha um forte apelo de um intruso - um renegado lutador pelos direitos humanos, o Dr. Nick Callahan (Clive Owen). O seu apelo, feito em nome das crianças pobres a seu cargo, muda por completo a vida de Sarah. Atraída por Nick e pela sua causa, abandona num impulso a sua vida protegida em Inglaterra para trabalhar ao lado dele nos campos de refugiados.
À medida que o trabalho de Sarah a leva até às regiões mais voláteis, para aonde poucos viajam e ainda menos sobrevivem, ela vai sentindo uma crescente atracção por este carismático e imprevisível médico, que desencadeia nela a paixão por salvar vidas... mesmo arriscando a sua para o fazer.»
Ainda com Teri Polo e Noah Emmerich, o movie foi filmado na Namíbia, na Tailândia, no Canadá e em Inglaterra.

Sequela do espadachim em 2005 - The Legend of Zorro.
Sinopse: «O mais célebre herói de capa e espada está de volta! Antonio Banderas e a vencedora de um Oscar da Academia, Catherine Zeta-Jones (Melhor Actriz Secundária de 2002, Chicago), regressam para mais acção, aventura e excitação, nesta explosiva aventura cinematográfica, A LENDA DE ZORRO!
Tendo passado os últimos dez anos a lutar contra a injustiça e a crueldade, Alejandro de la Vega (Banderas) enfrenta agora o seu maior desafio: a sua querida esposa Elena (Zeta-Jones) pô-lo fora de casa! Elena pediu o divórcio e encontrou conforto nos braços do Conde Armand (Rufus Sewell), um fogoso aristocrata francês. Mas Alejandro sabe algo que ela desconhece: Armand é o diabólico cérebro por detrás de um plano terrorista para destruir os Estados Unidos. Assim, com o seu casamento e o futuro da nação em jogo, é a hora de Zorro tentar salvar as duas uniões antes que seja demasiado tarde.»
Filmado na Nova Zelândia e no México.

Regressa ao James Bond em 2006, num filme que ainda só vi um bocado na tv no final do ano passado. Vergonha, mas acontece. Sei que é um filme cheio de acção, os fãs ficaram todos contentes com Daniel Craig.

Este realizador tem em pós-produção o filme Edge of Darkness, parece que estreará para o final do ano. Com Mel Gibson.
E outros 2 projectos, ambos já em pré-produção pelos vistos.
36 e The Green Lantern. O 2º só estreará no final de 2010, ainda falta muito. Com o actor Chris Pine, vai ser de acção.

Um comentário:

  1. Tenho os 2 "007" e já vi "The Mask of Zorro".
    O resto não conheço ainda...
    Bjs

    ResponderExcluir