domingo, 5 de abril de 2009

Wolfgang Petersen


E mais um, o alemão Wolfgang Petersen. Nascido a 14 de Março de 1941 em Emden, na Lower Saxony.



Em 1977 realizou Die Konsequenz.



Em 1981 Das Boot.
Sinopse: «1941. La Rochelle, na França ocupada. A 2ª Guerra Mundial está no auge.
A jovem tripulação alemã dum submarino classe U tem a sua noite de despedida antes de se fazerem ao mar; bebem, dançam, divertem-se como se amanhã não existisse. Embora não o saibam, 'sentem' que dos 40.000 tripulantes alemães do submarinos, somente 10.000 regressarão vivos a casa.
No mar, os primeiros dias são passados facilmente, mas após algum tempo naquele tubo de ferro, os homens tornam-se irascíveis e claustrofóbicos. Finalmente a acção: avistam um comboio de barcos de transporte, presa fácil. Um 'destroyer' contra-ataca: cargas de profundidade explodem; os homens atropelam-se ao longo do submarino; as paredes rangem com a pressão da profundidade, enquanto escapam. Finalmente livres de perigo e com a missão cumprida, rumam à base para um merecido descanso natalício.
Novas ordens chegam: devem rumar ao Mediterrâneo, via estreito de Gibraltar, ferozmente defendido pelos aliados; os homens sentem ser uma missão impossível: a fé na pátria acabara ali.
Só a juventude e a lealdade ao capitão os faz continuar....
Um excepcional filme, editado em DVD na versão integral do realizador, integralmente restaurada a partir do negativo e sons iniciais.»
Nomeado para 6 Óscares, a saber: melhor fotografia, melhor realizador, melhor montagem de efeitos sonoros, melhor montagem, melhor som, e melhor argumento adaptado (escrito pelo Wolfgang).
Actor conhecido só tem o alemão Jürgen Prochnow (Dune, Caça-Polícias II, etc.).
Filmado na Europa, para além da Germany, em França e Espanha, e no Oceano Atlântico :)
Grande filme, está no top do imdb, eu tenho a mini-série (tem a duração total, + de 4 horas e 40 minutos). http://fotosdvds.blogspot.com/2009/04/wolfgang-petersen.html

84 foi ano de Die Unendliche Geschichte (The NeverEnding Story).
História: «Solitário e tímido, Bastian entrega-se à leitura, descobrindo um velho livro intitulado 'A História Interminável'.
Quando o começa a ler, descobre-se a ele próprio na terra da Fantasia, que está aos poucos a ser destruída pelo Nada. A Infantil Imperatriz de Fantasia, que está gravemente doente, manda um jovem guerreiro, Atreyu, com a missão de salvar Fantasia. À medida que Bastian lê as aventuras de Atreyu, torna-se também parte da história, descobrindo que só ele afinal tem o poder para salvar Fantasia da destruição.»
Sem actores conhecidos, foi filmado em estúdio na Alemanha, e em Vancouver, no Canadá.
Um drama fantástico de aventuras, deu origem a sequela, em 1990, não tão bom como este 1º pela opinião dos users do imdb.



Enemy Mine (1985) -

Shattered (1991) -



93 e 95 foram anos de:
In The Line Of Fire
Sinopse: «Frank Horrigan (Clint Eastwood) é um duro agente veterano dos Serviços Secretos, perseguido por sentimentos de culpa e derrota desde o assassinato de John F. Kennedy. De serviço nesse dia fatídico, Horrigan sente que devia ter agido mais rapidamente e ter sido ele a receber a bala destinada ao Presidente.
Trinta anos depois, o actual Presidente dos Estados Unidos encontra-se em campanha de reeleição e Horrigan foi chamado a auxiliar no que deveria ser uma operação de busca de rotina. Contudo, quando ele descobre que Mitch Leary (John Malkovich), um assassino profissional e mestre do disfarce, se encontra no rasto do Presidente, a missão transforma-se num jogo mortal do gato e do rato. Leary usa os seus conhecimentos do acontecido em 1963 para torturar mentalmente Horrigan no duelo psicológico que se segue - um duelo que acabará por colocar Horrigan Na Linha de Fogo
Ainda com Rene Russo, Dylan McDermott, entre outros, o movie foi nomeado para 3 Óscares (melhor actor secundário Malkovich, montagem e argumento original, de Jeff Maguire).
Quero esta edição, mas baratinha: http://www.dvdpt.com/n/na_linha_de_fogo_edicao_do_coleccionador.php

Outbreak - Fora de Controlo
História: «O seu coração bate acelerado. O seu corpo treme de medo. Apanhou a doença que anda por aí. Apanhou o frenesim e todas as emoções. Está a ver Outbreak Fora de Controlo. Grandes nomes de cinema juntam-se a Wolfgang Petersen para nos proporcionar momentos de grande emoção neste frenético thriller tecnológico. Duas vezes galardoado com o Óscar da Academica©, Dustin Hoffman é Sam Daniels, um virulogista do Exército que tenta impedir uma propagação biológica global. Um raro vírus mortífero proveniente da selva do Zaire apoderou-se da comunidade da Califórnia. Não conhece barreiras. A sua taxa de mortalidade é de 100%. E alguns dizem que a única maneira de impedir a propagação é destruir a cidade e todos os que lá vivem. Rene Russo, Morgan Freeman, Donald Sutherland, Kevin Spacey, Cuba Gooding Jr. e Patrick Dempsey também estão presentes nesta história chocante sobre aquele que poderia ter sido o dia do Juízo Final.»
Óptimo filme, acho que cheguei a ver no cinema, por alturas de 1995 ou 96.



Em 97 e 2000 chegaram:
Força Aérea 1
Sinopse: «No seu papel mais poderoso de sempre, Harrison Ford é o Presidente dos Estados Unidos neste filme de acção a não perder... FORÇA AÉREA 1! A bordo do avião presidencial - a aeronave mais bem guardada do mundo - o Presidente Marshall (Ford) regressa a casa com a sua mulher, filha e toda a comitiva governamental. Mas mal levantam voo, o avião é sequestrado por radicais comunistas, liderados pelo impiedoso terrorista Korshunov (Gary Oldman - O Quinto Elemento). Caso não libertem da prisão o ex-ditador do seu país, Korshunov começará a matar os passageiros. Agora, o homem mais protegido do mundo tem que lutar pela segurança de todos quantos se encontam a bordo, bem como pelo futuro do mundo livre! Com acção de alto calibre, muito suspense e contando ainda com Gleen Close no papel de Vice-Presidente, FORÇA AÉREA 1 é emoção total à velocidade do som!»
Nomeado para Óscares de melhor montagem e de melhor som, outros actores conhecidos são Xander Berkeley, William H. Macy e Dean Stockwell (série Quantum Leap).
Acho que valerá a pena ter a edição especial, com comentário audio do Petersen. http://www.dvdpt.com/a/air_force_one_a_casa_branca_voadora.php

The Perfect Storm - Tempestade
Frase - Quem podia saber que o inferno era molhado?
História: «O Oceano Atlântico parece um muro de 30 metros de altura. O vento atinge uma magnitude 12 na escala Force. Em Outubro de 1991, três violentos sistemas frontais - um deles o Furação Grace - unem-se e formam a pior tempestade alguma vez registada na história.
George Clooney e Mark Wahlberg lideram um talentoso elenco nesta aterradora aventura repleta de efeitos especiais que relata o empenho dos marinheiros na luta para atingir porto seguro com a ajuda das heróicas tripulações de salvamento aéreas e marítimas. A emoção chega-nos em vagas: o supreendente, turbulento oceano criado por fantásticos e inovadores efeitos visuais. The Perfect Storm - Tempestade perturba-nos numa grande agitação através das vagas marítimas.»
Igualmente nomeado para 2 Estatuetas douradas (melhores efeitos visuais e melhor som), tem ainda no cast Diane Lane, John C. Reilly, William Fichtner, John Hawkes, Mary Elizabeth Mastrantonio e Karen Allen.
Filme baseado numa história real, verídica, e adaptado de livro de Sebastian Junger.
Estive a rever o movie no final do ano passado com os comentários do director.



E terminamos (talvez por agora só) nos anos de 2004 e 2006.

2 comentários:

  1. Das Boot, o melhor título deste realizador alemão!

    ResponderExcluir
  2. Tenho Outbreak e Air Force One 8o rpimeiro está na "pilha" para ver ainda.
    Ando á procura de NeverEnding Story a um preço mais convidativo, pois gosto muito do filme.
    Os outros não vi nenhum...
    Bjs

    ResponderExcluir