terça-feira, 14 de abril de 2009

Garry Marshall


Garry Marshall, nascido a 13 de Novembro de 1934, em Nova Iorque.



Young Doctors in Love (1982) - comédia com Sean Young, Michael McKean, Saul Rubinek e Harry Dean Stanton. Mais em http://www.imdb.com/title/tt0084938/

The Flamingo Kid (1984) - parece que é uma comédia romântica, com drama também. Conta com os actores Matt Dillon, Hector Elizondo e Richard Crenna (nomeado para Globo de Ouro - actor secundário). Mais em http://www.imdb.com/title/tt0087265/



1986 foi ano de Nothing in Common.
Sinopse: Tom Hanks, Jackie Gleason e Eva Marie Saint estão inesquecíveis nesta história de um jovem e ambicioso executivo cuja vida é surpreendentemente afectada pela separação dos seus pais. O filme é ainda interpretado por Sela Ward, Bess Armstrong e Hector Elizondo.
Devido ao seu talento, charme e sentido de humor, David Basner (Hanks) está destinado a chegar rapidamente onde quer. Ele adora o seu trabalho, a sua conta no banco é avultada e as mulheres acham-no irresistível. É então que o seu pai, Max (Gleason, no seu último trabalho), telefona a David para lhe dar a notícia de que ele e a mãe, Lorraine (Saint), se estão a separar após 35 anos de casamento. Agora, além da pressão da sua própria vida, David tem a responsabilidade adicional de tomar conta do seu excêntrico pai e de dar conforto emocional à mãe com os quais ele pensava não ter Nada em Comum...

No ano a seguir (87), Marshall realizou Overboard.
Sinopse: A mais louca confusão de sempre!
Goldie Hawn e Kurt Russell brilham nesta comédia memorável. Um dos pares mais dinâmicos de Hollywood, Hawn e Russell, dão o máximo, tornando cada situação, hilariante.
Hawn é Joanna Stayton, a mulher mimada de um prepotente milionário. Quando o seu iate precisa de reparações, Joanna contrata Dean Proffitt (Russell). Porém, quando Dean pede o seu pagamento, este é recusado.
Assim, quando Joanna cai e perde a memória Dean aproveita a situação e diz-lhe que ela é a sua mulher e a mãe dos seus irrequietos filhos.



Beaches (1988) - Comédia, com drama, e musical.
Frase: A Amizade que sempre lembrará... no Filme que nunca esquecerá.
Mais história em http://www.imdb.com/title/tt0094715/plotsummary
Bette Midler, Barbara Hershey, John Heard e Lainie Kazan compõem o elenco.
Nomeado para Óscar de melhor direcção artísitca, e cenários.

Pretty Woman (1990) - «A vencedora* de um Oscar® da Academia no ano de 2000 Julia Roberts (Erin Brockovich), que foi nomeada também para melhor actriz neste filme, e o carismático Richard Gere, protagonizam um dos maiores sucessos de sempre de Hollywood! Roberts é uma vivaça prostituta de rua por conta própria, cujo encontro com um atraente e abastado executivo a conduz a um improvável caso amoroso... uma espécie de Cinderela dos nossos dias que cativou espectadores em todo o mundo. Com uma banda sonora de grande sucesso, PRETTY WOMAN - UM SONHO DE MULHER é uma irresistível comédia romântica que o deixará seguramente bem disposto!»
Ainda com Jason Alexander, Laura San Giacomo, tenho em dvd gravado, é um filme "bonito", que interessa a todas as mulheres, e não só.



1991 foi ano de Frankie and Johnny.
Sinopse - «Al Pacino e Michelle Pfeiffer (nomeada para Globo de Ouro) animam o ecrã nesta cativante comédia romântica.
Pfeiffer interpreta Frankie, uma empregada de um café na cidade de Nova Iorque. Depois de uma série de fracassos amorosos, a última coisa que Frankie anseia é por um novo homem... até ele vir ao seu encontro.
Pacino é um ex-condenado em liberdade que é contratado como o novo cozinheiro do café.
Ele está totalmente doido por Frankie. Mas para Frankie, eles são tão diferentes como a água do vinho. O que quererá ele dizer quando afirma, 'Nós já éramos um casal antes de nos conhecermos'?
Frankie & Johnny é uma história de amor única com um sentido de humor encantador' (David Sheehan, KNBC-TV, Los Angeles).»
Acho que vi no cinema com a minha avó, algures em Almada ou na Costa de Caparica.

Em 94 realizou Exit to Eden. Comédia, bastante mal classificada no imdb, com Dana Delany, Rosie O' Donnell, Dan Aykroyd, etc.
Frase: Para resolver este caso, estes dois polícias terão de mostrar mais do que os seus distintivos.



Dear God (1996) - Encomenda especial para fãs da comédia! Greg Kinnear (Auto Focus) é o protagonista deste divertido filme sobre um 'artista' que, de um momento para o outro passa de indigente a benfeitor.
Este 'artista' é Tom Turner (Kinnear), cuja transformação começa quando um juiz lhe dá à escolha entre trabalhar ou ir para a prisão. Tom escolhe o trabalho, naturalmente, e é colocado no departamento de cartas transviadas dos Correios. Aí, dá início a uma marosca de proporções divinas. Ao responder a cartas enviadas a Deus com alguns 'milagres', está no sítio certo para meter ao bolso as oferendas que lhe enviam em troca. Mas um inesperado milagre acontece mesmo, quando a cidade começa a aplaudir o 'trabalho' de Tom e do seu louco Esquadrão de Deus (que inclui Tim Conway e Laurie Metcalf).

The Other Sister (1999) - Esta divertida e cativante comédia romântica conta com os notáveis desempenhos de Juliette Lewis (Aberto Até de Madrugada), Diane Keaton (O Clube das Divorciadas) e Tom Skerritt (Contacto) num luxuxo elenco recheado de estrelas!
Apesar das limitações sempre evidenciadas, Carla (Lewis) cresceu e tornou-se numa rapariga independente. Contudo, a sua receosa mãe (Keaton), ainda não se habituou à ideia, sobretudo agora que Carla anunciou que está apaixonada pela primeira vez. À medida que Carla e o seu novo namorado (Giovanni Ribsi, O Resgate do Soldado Ryan) se aventuram pelas grandes experiências da vida, tentam igualmente provar que Carla merece finalmente a sua independência.



No mesmo ano de 99 voltou a dirigir a dupla do filme de grande sucesso de 1990.
Runaway Bride - O par de sucesso do grande ecrã... Richard Gere (A Raíz do Medo) e Julia Roberts (O Casamento do Meu Melhor Amigo)... está de novo reunido nesta divertida comédia.
História: Ike Graham (Gere) é o colunista dum importante jornal que provoca um grande burburinho quando publica uma história pouco lisonjeira sobre Maggie Carpenter (Roberts), uma rapariga de província cuja reputação de deixar noivos pendurados no altar a tornou numa lenda local! Mas enquanto Ike se preocupa em provar a sua história sobre Maggie... e Maggie planeia a sua vingança contra Ike... ficam completamente atordoados quando finalmente se conhecem! Contando igualmente com as memoráveis interpretações de Joan Cusak (In & Out - Dentro e Fora), Hector Elizondo e Rita Wilson (Sintonia de Amor).

2001 foi ano do The Princess Diaries.
A vencedora de um Oscar Julie Andrews, a encantadora estreante Anne Hathaway e Hector Elizando (um actor quase sempre utilizado pelo realizador) lideram um charmoso elenco no novo filme de Disney O DIÁRIO DA PRINCESA, uma hilariante e arrebatadora história da Cinderela dos nossos dias. Mia Thermopolis (Hathaway) é uma tímida adolescente, tão desajeitada quanto inteligente, cujo principal objectivo é tentar passar o mais despercebida possível. Infelizmente, o seu desejo de ser invisível é quebrado quando a sua austera avó chega a São Francisco e lhe transmite a bombástica notícia de que ela é uma princesa de verdade - a herdeira do trono de Genovia! Furiosa, a relutante alteza aceita ter 'aulas de princesa' e tomar a maior decisão da sua vida... em três semanas. E assim começa uma cómica transformação repleta de sobressaltos, na qual Mia terá rapidamente de aprender a lidar com o frenesim dos media e a inveja dos seus colegas de escola bem como anular uma conspiração para conquistar o seu país. Divertido e bem-disposto, toda a família irá decididamente desfrutar desta jóia da coroa!



Em 2004 dose dupla.

1º com Raising Helen - Frase: Ela tinha tudo o que uma rapariga pode desejar... excepto aquilo que mais precisava.
Sinopse: «Nesta comédia calorosa, Helen Harris (Kate Hudson, Como Perder Um Homem em 10 Dias) vive uma vida de sonho. Com uma carreira de sucesso numa agência de modelos em Manhattan, Helen reparte-se entre os desfiles de moda durante o dia e pelos clubes mais selectivos da cidade durante a noite. Um telefonema muda tudo e Helen vê-se subitamente responsável pelos três filhos da irmã: Audrey, com 15 anos, Henry, com 10 anos, e Sarah com 5 anos apenas. Ninguém duvida que Helen é a tia mais cool de Nova Iorque, mas será a sua vida compatível com a educação das crianças? Comédia, drama e romance num filme do veterano Garry Marshall que conta ainda com as participações de John Corbett, Joan Cusack e Helen Mirren. Um filme envolvente, sobre os compromissos que têm que ser feitos quando não é possível conciliar uma carreira de sucesso com a profissão de "mãe".»
Filme porreirito, já o vi.

Depois com The Princess Diaries 2: Royal Engagement - Cinco anos após o sucesso de O Diário da Princesa, a diversão está de regresso com Mia (Anne Hathaway), agora mais madura, já uma jovem e deslumbrante mulher, pronta para assumir o papel de Princesa de Genovia. No Palácio Real, para onde se mudou com a sua avó, a Rainha Clarrise (Julie Andrews - vencedora do Oscar de Melhor Actriz), descobre que os seus dias de princesa estão contados. Mia vai ter que assumir o trono! E como se não fosse suficiente, a lei de Genovia impõe que as princesas sejam casadas para poderem ser coroadas.
Mas a procura de noivo não vai ser nada fácil...
A equipa de O Diário da Princesa está de regresso nesta hilariante comédia romântica. Uma vez mais, o veterano Garry Marshall realiza e o elenco é liderado por Anne Hathaway, Julie Andrews, Hector Elizondo, John Rhys-Davies e Heather Matarazzo. Um filme para todas as idades que mostra que jamais a vida Real foi tão divertida!

Georgia Rule (2007) - Frase: Avó. Mãe. Filha. O "mau feitio" é uma questão genética.
Sinopse: «Três gerações de actrizes de topo juntam-se num comovente filme que explora as relações complicadas e, por vezes, engraçadas entre mães e filhas. Quando Lily (Felicity Huffman) não consegue mais lidar com a rebelião da filha adolescente, Rachel (Lindsay Lohan), leva-a para o único lugar aonde jurou nunca mais voltar - a casa de sua mãe em Idaho. A matriarca Geórgia (Jane Fonda) não é a tipica avó doce e carinhosa. Vive a sua vida com base numa série de regras inquebráveis, exigindo a todos que vivam em sua casa que façam o mesmo - Deus vem em primeiro lugar e o trabalho em segundo. Agora, responsável por cuidar da adolescente, Geórgia vai precisar de toda a paciéncia que tiver para tentar compreender a fúria de Rachel. Mas enquanto Rachel sucumbe à ideia de que vai ter um Verão miserável e agita a pequena cidade Mórmon, Geórgia nota que alguma coisa está a mudar na sua neta. Dando-lhe estrutura e responsabilidades, Rachel vai baixando as defesas e vai aprendendo a ter compaixão... especialmente pela sua mãe. A sua viagem vai conduzir estas três mulheres a revelações de segredos familiares que se encontravam enterrados e vai fazê-las a compreender que, apesar do que possa acontecer, os laços que as unem nunca podem ser quebrados.»
Ainda com Dermot Mulroney, Cary Elwes, Laurie Metcalf e o inevitável Hector Elizondo. Não deve ser mau o filme.

Um comentário:

  1. Tenho em DVD Runaway Bride e The Princess Diaries.
    Também tenho na "pilha" o Pretty Woman e Regras Para Ser Feliz.
    Já vi há alguns anos, Pela Borda Fora.
    São todos filmes de bom entretenimento ;)
    Bjks

    ResponderExcluir