terça-feira, 28 de abril de 2009

Taylor Hackford


Mais um realizador, de nome Taylor Hackford. Nasceu no dia 31 de Dezembro de 1944 em Santa Barbara, na Califórnia.



The Idolmaker (1980) - Biografia dramática musical, com romance, que venceu Globo de Ouro (melhor actor Ray Sharkey) e foi nomeado para outro, de melhor filme musical/comédia.
Uma curiosidade é que este foi o filme de estreia dos actores Joe Pantoliano e Peter Gallagher. Mais em http://www.imdb.com/title/tt0080913/

An Officer and a Gentleman (1982) - «De vez em quando, aparece um filme que agarra realmente as audiências e levanta os espíritos de todos. Um desses filmes é Oficial e Cavalheiro, uma intemporal história de amor, amizade e crescimento. O solitário Zack Mayo (Richard Gere) entra na Escola de Candidatos a Oficiais, para se tornar num piloto da Marinha e em treze tortuosas semanas ele aprende a importância da disciplina, do amor e da amizade.
Louis Gossett, Jr. interpreta brilhantemente (venceu Óscar de actor secundário) o duro instrutor que ensina a Zack que nenhum homem pode fazer tudo sozinho. Apesar dos avisos de Gossett sobre as raparigas locais que querem engravidar com a intenção de apanhar maridos pilotos, Zack eventualmente acaba por se apaixonar por uma (Debra Winger - nomeada para Óscar de melhor actriz). David Keith é memorável no papel de um dos colegas de Zack. Oficial e Cavalheiro é um filme rico e satisfatório que melhora, cada vez que é revisto.»
Ganhou mais um Óscar, para melhor música "Up Where We Belong", e nomeado para melhor montagem, melhor argumento original.



1984 foi ano de Against All Odds. Vidas em jogo é o título nacional.
História: «Terry Brogan (Jeff Bridges), uma antiga e cínica estrela de futebol, é contratado para encontrar Jessie Wyler (Rachel Ward), a amante fugitiva de um impiedoso dono de um clube nocturno em Los Angeles, chamado Jake Wise (James Woods). Segundo Jake, Jesse apunhalou-o e fugiu com 50 mil dólares. Mas a missão de Terry é rapidamente esquecida quando ele descobre e apaixona-se pela bonita Jessie, numa ilha mexicana.»
Nomeado para Óscar de melhor música original, da autoria de Phil Collins, o filme foi filmado no México e na Califórnia.

No ano a seguir, 85, Hackford dirigiu White Nights.
Sinopse: «Os apaixonantes mundos da dança e da política internacional colidem neste explosivo thriller. Num papel à sua medida, o bailarino Mikhail Baryshnikov é Nikolai Rodchenko, um lendário bailarino soviético que fugiu para o Ocidente - até que uma cruel reviravolta do destino o obriga a regressar ao seu país natal! Um filme co-protagonizado pelo aclamado mestre do sapateado Gregory Hines na pele do hipócrita Raymond Greenwood. Tendo desertado do exército americano, Greenwood é encarregue pelo KGB de garantir que o regresso de Nikolai seja permanente. Nikolai conseguiu furar a Cortina de Ferro uma vez. Agora só Raymond o pode ajudar a consegui-lo de novo. A juntar ao empolgante enredo de 0 Sol da Meia-Noite estão temas de sucesso interpretados por Lionel Richie (O vencedor do Oscar® "Say You, Say Me" - Melhor Canção Original, 1985) e Phil Collins ("Seperate Lives").»
Ainda com Helen Mirren e Isabella Rossellini.



Chuck Berry Hail! Hail! Rock 'n' Roll (1987) - documentário biografia musical, que cobre o concerto no Teatro Fox em St. Louis, no Missouri, que celebrou o 60º aniversário de Chuck Berry. Com aparições de Eric Clapton, John Lennon, etc.
Frase: Todo o Mundo conhece a Música. Ninguém conhece o Homem.

Everybody's All-American (1988) - drama romântico, com desporto. Com Jessica Lange, Dennis Quaid, Timothy Hutton, John Goodman, Carl Lumbly (série A Vingadora) e Patricia Clarkson.
Mais em http://www.imdb.com/title/tt0095119/



Bound by Honor (1993) - acção, crime, drama e thriller.
Frase: Uma história épica de 3 irmãos. Ligados pelo sangue. Divididos pela sorte. Conduzidos pelo destino.
Com Benjamin Bratt, Delroy Lindo, Billy Bob Thornton, os actores conhecidos.

Dolores Claiborne (1995) - «Selena St. George (Jennifer Jason Leigh - Jovem Procura Companheira), uma escritora de sucesso que vive em Manhattan fica supresa com a notícia de que a sua mãe, de quem se encontra separada, foi acusada de homicídio. Com algum ressentimento, Selena regressa à sua pequena cidade natal no Maine para oferecer ajuda. Não que ela acredite que Dolores (Kathy Bates) é inocente. Na verdade, ela tem suspeitas acumuladas desde há vinte anos atrás. Kathy Bates, vencedora do Óscar de Melhor Actriz pelo filme Misery - O Capítulo Final, marca a sua forte presença em mais uma história arrepiante de Stephen King. O passado e o presente encontram-se nas suas memórias e factos, para revelar a verdade aterradora que existe por detrás das duas misteriosas mortes.»
Com outros actores conhecidos, mais em http://www.imdb.com/title/tt0109642/maindetails
Filmado todo no Canadá.



1997 foi ano do The Devil's Advocate.
História: «O impressionante recorde de casos vitoriosos 64-0, proporcionou ao bem sucedido advogado Kevin Lomax uma tentadora proposta por parte de uma firma de advocacia de elite de Nova Iorque. Mas o cargo que Lomax aceitou não é bem o que parece. O Diabo está implícito nas entrelinhas. Nesta moderna fábula gótica, Keanu Reeves é o ambicioso Lomax e Al Pacino é o carismático fundador da firma que sabe que há casos para se vencerem... e almas para se perderem. Desde os triunfos de Lomax no tribunal e a sua vertiginosa ascensão até ao espantoso volte face final, O Advogado do Diabo é entretenimento explosivo. A vida, a mulher e a alma de Lomax estão em jogo. Ele aceitou um emprego que parecia o Céu na Terra... mas que o poderá levar directamente para o Inferno.»
Ainda com Charlize Theron, Jeffrey Jones, Connie Nielsen e Craig T. Nelson. Tenho em dvd.

Seguiu-se, no ano de 2000, Proof of Life.
Sinopse: Alice Bowman é viajada e experiente, mas nada a podia preparar para isto. Rebeldes de um país latino-americano em convulsão raptaram o seu marido e estão a pedir um resgate. O valor: 3 milhões de dólares.
Meg Ryan interpreta o papel de Alice e Russell Crowe é Terry Thorne, o especialista em libertação de reféns que se torna a única esperança de Alice para manobrar um jogo perigoso com terroristas que dão mais valor ao dinheiro que à vida, num filme recheado de suspense, considerado pela Time como um dos 10 melhores do ano. Tayler Hackford dirige, dominando com firmeza a tensão emocional, à medida que Terry e Alice tentam descobrir os criminosos e salvar o refém (David Morse)... ao mesmo tempo que ambos se defrontam com a preocupante descoberta de que estão atraídos um pelo outro. Duro e provocante, Prova de Vida mostra-nos como o thriller romântico está vivo e de boa saúde.

Em 2004, Taylor Hackford realizou Ray. Vencedor de 2 Academy Awards®, (Melhor Actor para o incrível desempenho de Jamie Foxx, e melhor mistura de som), e nomeado para outros 4 (Melhor Filme, melhor realizador, melhor guarda-roupa e melhor montagem), Ray é a história verdadeiramente extraordinária e inspiradora do triunfo sobre a adversidade. De um começo humilde ao estrelato internacional, Ray Charles ultrapassou obstáculos intransponíveis modificando de forma absoluta a imagem da música ao longo de décadas.
Interessante e inesquecível, Ray é um filme revigorante que combina uma história envolvente com uma performance ao mais alto nível e fantásticas sequências musicais.
Tenho para ver em dvd gravado, a ver se qualquer dia, mais de 2 horas e meia de movie. http://www.imdb.com/title/tt0350258/


O realizador tem um novo filme, já em fase de pós-produção. Chama-se Love Ranch, e conta com Helen Mirren, Joe Pesci, Gina Gershon, Ling Bai, etc. É um drama centrado à volta dum casal que abriu o primeiro bordel legal no Nevada. Baseado em acontecimentos reais.

E em produção já está também The Woman Next Door.
Este realizador tem arcabouço, venham mais movies.

Um comentário:

  1. De Hackford, tenho na minha "pilha": "An Officer and a Gentleman".
    Gostava de ter "Against All Odds" na minha colecção...
    E tenho "The Devil's Advocate" em DVD.
    Os outros ainda não vi...
    Bjs

    ResponderExcluir