segunda-feira, 13 de abril de 2009

Edward Zwick


Mais um realizateur, Edward Zwick.
Vivo desde 8 de Outubro de 1952. Oriundo de Chicago, no Illinois.



Em 1983 realizou Special Bulletin, que foi directo para tv. Um drama que ganhou 4 Primetime Emmys, com alguns conhecidos como Roxanne Hart e Michael Madsen.

About Last Night... (1986) - Rob Lowe e Demi Moore formam um par inesquecível, nesta sexy e contemporânea comédia. Depois de tomar uns copos num local da moda de Chicago, Danny Martin (Lowe) e Debbie Sullivan (Moore) vão para casa de Danny, acabando como uma típica conquista de solteiro - a aventura de uma noite. O romance não é sério, mas é sensual, até que algo de surpreendente acontece: querem ver-se outra vez. É o início de uma relação que irrita o melhor amigo de Danny (James Belushi) e que surpreende a cínica companheira de apartamento de Debbie (Elizabeth Perkins), que fazem todo o possível para que eles acabem a sua relação. Mas Danny e Debbie são felizes vivendo juntos e começam a dar-se conta de que fazer amor é fácil, dizer "amo-te" é mais difícil e estar apaixonado é o mais duro. LEMBRAS-TE DA ÚLTIMA NOITE!... é um filme baseado na obra vencedora de um Obie, "Sexual Perversity in Chicago", de David Mamet. Um filme provocante e cómico, sobre o amor nos anos oitenta, a não perder!



Glory (1989) - «Um priveligiado jovem de Boston, desiludido pela selvageria da Guerra Civil, voluntaria-se para comando do 54º Regimento, o primeiro batalhão de soldados de raça negra. O regimento depressa descobre que a sua primeira batalha é provar que podem lutar com habilidade e coragem. Este filme é a história destes soldados e de como lutaram e morreram para conseguir a liberdade. Um filme emocionante e grandioso que conta com um elenco verdadeiramente excepcional, onde se inclui Denzel Washington - vencedor do Oscar de Melhor Actor Secundário por este filme.»
Está no top dos 250 melhores filmes, no imdb, e "levou para casa" outras 2 estatuetas douradas, melhor fotografia e melhor som.
Outros actores presentes são Matthew Broderick, Cary Elwes e Morgan Freeman.
Quero ter este filme em dvd, ver quando consigo.

Leaving Normal (1992) - comédia dramática



Legends of the Fall (1994) - «Vencedor do Óscar da Academia para Melhor Fotografia. Baseado na novela de Jim Harrison, este épico romântico arrebatador, conta-nos a história dos irmãos Ludlow - dois homens (Brad Pitt, Aidan Quinn) apaixonados pela mesma mulher (Julia Ormond). Anthony Hopkins é também protagonista, o argumento é de Susan Shilliday e Bill Wittliff. Esta é uma apaixonada viagem aos segredos mais negros do amor, traição, e os inquebráveis laços de sangue. Lendas de Paixão é uma história poderosa sobre dois irmãos a lutar entre ficarem juntos e com a mulher que apareceu entre eles.»
Já trouxe esta edição do videoclube - http://www.dvdpt.com/l/lendas_de_paixao_edicao_do_coleccionador.php

Courage Under Fire (1996) - «Janeiro de 1991. O mundo assiste à Guerra do Golfo. De dia e de noite, milhões de pessoas ligam a televisão na CNN para ver um drama real de vida e de morte desenrolar-se nas cidades e nos desertos do Iraque. À medida que as tropas dos Estados Unidos tomam um papel preponderante, o departamento de Relações Públicas da Casa Branca está a trabalhar a todo o vapor. Aquilo que procuram é um herói. Aquilo que encontram é um escândalo. Aquilo que um agente perturbado tem agora de descobrir é a verdade.»
Mais uma vez com Denzel Washington, e Meg Ryan, Lou Diamond Phillips, Matt Damon, mais Scott Glenn, Sean Astin.



1998 foi ano do The Siege.
Sinopse: «Bruce Willis e Denzel Washington trazem-nos acção e destruição neste filme alucinante, carregado de fortes emoções. Quando um autocarro lotado explode em Brooklyn, um manto de terror começa a deixar marcas de sangue nas ruas de Nova Iorque, e cabe ao agente especial do FBI Anthony "Hub" Hubbard (Washington) e ao General do exército americano William Devereaux (Willis) encontrar o responsável... e pôr termo à destruição. Juntos, eles encontram perigo iminente a cada esquina ao combater numa guerra contra um implacável bando de terroristas.Também com Annette Bening (Uma noite com o Presidente) e Tony Shalhoub (MIB - Homens de Negro), ESTADO DE SÍTIO é uma aventura "carregada de tensão e agitação" (Los Angeles Times). É um filme de acção, "recheado de surpresas e excitação!" (Jornal News).»
Já o vi, bom filme.

5 anos depois, em 2003, Zwick "trouxe-nos" The Last Samurai. Mas entre 99 e 2002 realizou 4 episódios da série Once and again.
"Um épico que exige a nossa rendição – à sua energia, à sua audaz e corajosa técnica cinematográfica, às performances dos actores e, acima de tudo, à evocação romântica de um mundo perdido."–Richard Schickel, TIME
História: «Tom Cruise é Nelson Algren, um herói da Guerra Civil Americana que chega ao Japão para erradicar os Samurais e que acaba por se entregar à sua causa. Ken Watanabe (nomeado ao Óscar da Academia) é Katsumoto, um líder Samurai cujo destino - na sua defesa feroz de um modo de vida em perigo de extinção – se une ao do militar americano. Edward Zwick (galardoado com o prémio de Melhor Realizador da National Board of Review) é o realizador desta grandiosa crónica ao mesmo tempo épica e tocante sobre o nascimento do Japão moderno.»
Vi o movie no cinema com o meu pai, penso que precisamente no final de ano de 2003, em Novembro ou Dezembro. Gostei, pode-se realmente considerar um épico, tem vários ingredientes, como guerra, drama, acção, aventura.
Nomeado para 4 Óscares, para além do actor secundário Watanabe, ainda melhor direcção artística, guarda-roupa e mistura de som.
Filmado na Nova Zelândia, no Japão e nos estúdios da Califórnia.

2006 foi ano de Blood Diamond.
Sinopse: «UM EX-MERCENÁRIO QUE SE TORNA CONTRABANDISTA [Leonardo DiCaprio]. Um pescador de Memde [Djimon Hounsou]. Serra Leoa, 1999, envolvidos numa guerra civil explosiva, estes dois homens unem-se em duas missões desesperadas - recuperar um diamante raro cor de rosa de valor inestimável e salvar o filho do pescador, recrutado como soldado-criança das forças rebeldes brutais que espalham a tortura e banhos de sangue num mundo que tanto se mostra belo como devastado. É uma aventura com um movimento intenso e urgente que molda histórias humanas tocantes e uma acção incrível, criando um épico moderno com um profundo impacto.»
Edição especial 2 discos, não me importava de ter, já tenho o disco 1 gravado. http://www.dvdpt.com/d/diamante_de_sangue_edicao_especial.php
Ainda com Jennifer Connelly e Arnold Vosloo, o filme foi nomeado para 5 Óscares (melhor montagem, edição de som, mistura de som, actor principal Leonardo DiCaprio, e secundário Djimon Hounsou.
Filmado na África do Sul, em Moçambique, e Londres.


3 comentários:

  1. Do Zwick tenho The Last Samurai. E também tenho na "pilha" para ver ainda Courage Under Fire e The Siege...
    Tenho muita curiosidade para ver Diamante de Sangue...
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Já vi O Diamante de Sangue, bem fixe, entretém!

    ResponderExcluir
  3. Este realizador até tem uma boa filmografia. Blood Diamond, The last Samurai, The Siege, Legends Of The fall e Glory são títulos de meter respeito!

    ResponderExcluir