sábado, 25 de abril de 2009

Paul W.S. Anderson


Chegamos agora a um "jovem", nova geração de cineastas. Já tem 44 anos, mas pronto é um puto comparado por exemplo com o anterior Winkler.



Iniciou a sua carreira atrás das câmaras em 1994, com Shopping. Sci-fi, acção, thriller e drama, com Sadie Frost, Jude Law, Sean Bean e Jonathan Pryce. Mais em http://www.imdb.com/title/tt0111173/

Seguiu-se no ano a seguir (95), Mortal Kombat.
Sinopse: «Este é o relato de uma luta que perdura no tempo: as forças do Bem em luta com as forças do Mal. No fim haverá sempre um grande vencedor, sem que antes lutas estonteantes e acção a rodos conquistem um público sedento de acção.
Combate Mortal é um filme delirante onde efeitos especiais ocupam grande parte do prazer visual desta incursão pela acção e pela aventura.
Os planetas estão fora do percurso normal e apenas três pessoas de coração nobre os poderão realinhar. O futuro da humanidade depende do 10º Mortal Kombat e se esta derradeira luta for ganha, como as outras nove, pelos seres temíveis chefiados pelo feiticeiro Shang, o mundo morrerá. Contra Shang e os seus acólitos transformistas vai-se reunir um grupo de três guerreiros, Liu Kang, Johnny Cage e Sonia Blade, cujo mentor é o feiticeiro bom Rayden, interpretado por um Christopher Lambert de longos cabelos brancos.»
Já estará datado este filme, em termos de efeitos especiais, etc. Se calhar ao vê-lo agora rir-me-ia, nem aguentaria ver até ao fim. Nunca fui grande apreciador nem utilizador de jogos de video, nunca tive uma consola.
Cenas filmadas em Budapeste, na Hungria, e na Tailândia. Com as actrizes Bridgette Wilson (mulher do tenista Pete Sampras) e Talisa Soto, mais os orientais Robin Shou e Cary-Hiroyuki Tagawa.



1997 foi ano de excelente filme sci-fi: Event Horizon. O Enigma do Horizonte título PT.
História: «Estamos no ano 2047. Anos antes, a pioneira nave de pesquisa Event Horizon, desapareceu sem deixar rasto. Agora, foi detectado um sinal da nave, e o Comando dos Estados Unidos Aeroespaciais vai responder. A caminho da origem do sinal, está um temeroso comandante (Laurence Fishburne), a sua tripulação de elite e o engenheiro que criou a nave (Sam Neill). A sua missão: encontrar e salvar a avançada nave espacial. O que eles vão encontrar é avançado terror interestrelar. O que eles têm de salvar são as suas próprias vidas, porque alguém ou alguma coisa está disposta a levá-los para uma nova dimensão de medo inimaginável.»
Ainda com Kathleen Quinlan, Joely Richardson e Jason Isaacs, o filme foi feito em Inglaterra, nos estúdios Pinewood. Quero comprar a edição especial 2 discos.

Avança-se 1 ano (98) e realizou Soldier.
Sinopse: «Guerras galácticas de um futuro próximo são travadas por soldados teinados para serem impiedosos e obedientes guerreiros. Os tempos, no entanto, estão a mudar. Novos combatentes concebidos geneticamente tornam veteranos como o Sargento Todd (Kurt Russell), obsoletos. Mas não esperam que Todd seja atirado para as entrelinhas da história sem resitência.
Os fãs de ficção científica de acção têm aquilo por que anseiam com Soldado Implacável, uma aventura futurista escrita por David Webb Peoples (Blade Runner - Perigo Iminente, Imperdoável). Espectacular e grandioso, Soldado Implacável suspenta a sua acção frenética com uma visão inovadora na qual gigantescos veículos se "arrastam", vagabundos sobrevivem no meio de destroços do passado terrestre e onde a tecnologia está quase sempre para além do controle humano. É uma visão que é mais do que um futuro arrepiante. É uma autêntica zona de combate total!»
Ainda com Jason Scott Lee, Jason Isaacs, Connie Nielsen e Gary Busey.



2000 foi ano de movie directo para tv, e curiosamente, tem dvd em Portugal.
The Sight - Frase: podes ajudar-me?
História: Michael Lewis (Andrew McCarthy) é um jovem arquitecto de Nova Iorque que sofreu recentemente uma série de assustadoras visões e pesadelos. A sua confusão aumenta quando atinge uma idosa que parou em frente do seu carro. Nos seus braços, ela profere o seu nome antes de morrer. Incrivelmente, a mulher visita-o mais tarde - na forma de um fantasma.
Quando estava viva ela tinha a capacidade de ver fantasmas e a sua missão era ajudá-los a completar a sua missão na terra antes de se mudarem para o mundo seguinte. Agora, ela passou este legado - e um grande número de zangados fantasmas - a Michael, o único ser humano que partilha o seu único dom. Ela diz a Michael que tem de abraçar estes poderes, começando por resolver o mistério de um assassino psicopata à solta.
Com a ajuda de Isabel, uma bela fantasma, Michael parte em busca da verdade e da identidade do assassino.

Resident Evil (2002) - Frases: Isto não é um jogo!
Uma experiência secreta... Um virus mortal... Um erro fatal.
Sinopse: «Baseado na série de jogos popular em todo o mundo, Resident Evil é um thriller recheado de acção interpretado por Milla Jovovich (O Quinto Elemento), Michelle Rodriguez (Velocidade Furiosa) e Eric Mabius (O Corvo: Pena Capital), numa batalha entre o bem e o mal, do humano contra o computador, dos vivos contra os mortos-vivos.
Algo de terrível habita o Hive, uma enorme instalação de pesquisa genética subterrânea, gerida pela Umbrella Corporation, um conglomerado sem rosto da bio-genética. Um vírus mortal fica à solta e a Rainha Vermelha, o super computador que controla o Hive, sela todas as instalações para mais facilmente deter a fuga, matando todos os trabalhadores que ali ficam presos. Alice e Rain chefiam o grupo de comandos que vai tentar isolar o vírus, descobrindo que, afinal, os operários não estão bem... mortos. Uma dentada só destes Mortos-Vivos causa uma infecção e, pior, a transformação dos humanos na sua espécie. Será que a equipa de comandos consegue vencer a rainha vermelha e descobrir a tempo o anti-vírus? E estarão também eles amaldiçoados?»
Filmado na Alemanha, queria comprar em dvd.



AVP: Alien vs. Predator (2004) - Frase: Vença quem vencer, nós perdemos.
História: «Duas lendárias espécies alienígenas trazem a sua rivalidade letal até à Terra numa batalha espectacular destinada a ser o seu último confronto. Nos alvores do século XXI, a descoberta de uma antiga pirâmide enterrada nos gelos da Antártida leva um grupo de cientístas e aventureiros ao local. Desconhecida para os exploradores é a presença de ovos de alien, prontos a rebentar, bem no fundo da pirâmide. De volta à superfície, os Predadores chegam para levarem a cabo um ritual antiquíssimo.
Com o tempo a escassear, os humanos vêem-se encurralados numa batalha até à morte entre duas raças alienígenas criadas para matar.»
Vi o movie no cinema, acho que no 1º dia de estreia em pt, ou em Novembro, de 2004. Tenho em dvd edição especial 2 discos, já estive a rever o filme com comentário audio.
Actores são Sanaa Lathan, o italiano Raoul Bova, Lance Henriksen, o escocês Ewen Bremner, etc.

Death Race (2008) - "Ex-campeão de velocidade, Jensen Ames (Jason Statham) é um mestre da sobrevivência num cenário desolado do futuro pós-industrial. Acusado e condenado pelo macabro assassinato da sua família é obrigado a enfrentar os mais violentos criminosos do seu país numa brutal corrida de automóveis exibida na televisão e explorada pela segurança da prisão.
Com monstruosos automóveis, armas de fogo e embates esmagadores, Ames destruirá tudo o que se atravessar ne seu caminho até reclamar o prémio da liberdade.
Um filme explosivo carregado de acção que o vai fazer vibrar do principio ao fim.
Bem-vindo ao mais tenebroso espectáculo desportivo à face da Terra.
Bem-vindo à Corrida Mortal!"
Ainda com Joan Allen e Ian McShane (série Deadwood), o movie foi filmado em Montreal, província do Québec, no Canadá.

Parece que já está em fase de pré-produção novo filme, que talvez só chegue lá para 2012.
Spy Hunter

Nenhum comentário:

Postar um comentário