sábado, 25 de abril de 2009

Irwin Winkler


Irwin Winkler. Mais conhecido como produtor, onde ganhou Óscar com Rocky, e foi nomeado para outros 3. Como realizador "apenas" dirigiu 7 filmes, entre 1991 e 2006.
O homem já tem quase 78 anos. Nasceu dia 25 de Maio de 1931 em Nova Iorque.


Guilty by Suspicion (1991) - drama com Robert De Niro, Annette Bening, Chris Cooper e Tom Sizemore. Mais em http://www.imdb.com/title/tt0101984/



Night and the City (1992) - Os vencedores de Óscares Robert De Niro e Jessica Lange são os protagonistas deste filme intenso onde as suas personagens se cruzam como amantes.
De Niro é Harry Fabian, um modesto advogado de Nova Iorque que vive à custa de pequenos processos de acidentes, mesmo quando o queixoso nada quer reclamar.
Um dia, Harry vê finalmente a sua grande oportunidade chegar, quando começa a organizar combates de boxe, praticamente dominados pelo mundo da Máfia. Sem dinheiro para levar a cabo este sonho, Harry recorre ao seu amigo Phil, marido de Helen de quem é amante.
Mas Harry não era definitivamente bafejado pela sorte e vai acabar entre dois fogos, um marido enganado á procura de vingança e a Máfia, a quem disputa o negócio e a cabeça...

95 foi ano do The Net. Tenho em dvd.
Sinopse: «Imagine-se um mundo onde as nossas vidas estão todas gravadas, num mundo onde todos os indícios das nossas vidas estão em computador... agora imagine-se que tudo pode ser apagado.
No thriller mais excitante daquele ano, Sandra Bullock (de Speed - Perigo a Alta Velocidade e Enquanto Dormias) protagoniza a analista de computador Angela Bennett, que esbarra com um programa que nunca deveria ter visto.
Agora, ela foi apanhada na Rede marcada por uma misteriosa organização que não se deterá perante nada para proteger o seu mortífero segredo.»
Ainda com Jeremy Northam, o filme não é mau de todo (na altura em que saíu penso que foi sucesso).



At First Sight (1999) - Entre na aventura que será ver o mundo pela primeira vez e apaixonar-se de novo pela vida. Val Kilmer (Heat Cidade Sob Pressão, O Santo) e a vencedora de um Óscar, Mira Sorvino (actriz secundária em A Poderosa Afrodite) produzem uma "doce e sexy química" (Peter Travers, Rolling Stone) neste filme "divertido e tocante" (WHDH-TV) escrito pelo argumentista de Despertares e baseado numa história real.
Amy (Sorvino), uma mulher cansada do stress citadino vai gozar um relaxante fim-de-semana numas calmas termas. No entanto, o seu massagista (Kilmer) não só lhe acalma a tensão... como se torna o seu namorado. Virgil é um homem como ela nunca conheceu e tem uma forma única de ver o mundo... é cego. Com Amy, Virgil submete-se a mais uma operação, que miraculosamente lhe devolve a visão e que lhes vai trazer a esperança de verem o mundo juntos. Mas a maior dádiva de todas tem um preço a pagar...
Com um leque de actores notável, incluindo os nomeados para Globos de Ouro Kelly McGillis (A Testemunha) e Nathan Lane (Casa de Doidas The Birdcage), À Primeira Vista é uma experiência que lhe abrirá os olhos!

Em 2001 chegou Life as a House. Recomendo o filme, trouxe do videoclube há algum tempo, óptimas interpretações, filme que toca um bocado, belo.
Frase - Nunca é tarde para recomeçar.
Story
: «Esta é a história de um arquitecto de meia idade (Kevin Kline) que descobre que tem um tumor, e que lhe restam apenas uns meses de vida.
Confrontado pelas novas mudanças que surgem na sua vida, decide começar a trabalhar no sonho de construir a sua própria casa.
Nesta altura de mudança, as pessoas que o transtornavam, desde a sua ex-mulher ao seu filho irreverente, lentamente se aproximam dele e apercebem-se como a suas vidas se modifcaram completamente.
A construção da casa perfeita transforma-se numa metáfora para a reparação de uma vida destruída.»
Com Kristin Scott Thomas, Hayden Christensen (nomeado para Globo de Ouro - melhor actor secundário), Jena Malone, Mary Steenburgen e Scott Bakula. Filmado na Califórnia.



De-Lovely (2004) - «"O mais original e encantador musical em anos" (Roger Ebert), esta ode cinematográfica ao lendário compositor Cole Porter é de uma diversão única e de uma "beleza de nos partir o coração" (Liz Smith). O Vencedor de um Oscar®* Kevin Kline (actor secundário em Um peixe chamado Wanda) é "a perfeição" (Rolling Stone) como o elegante e profundamente complexo Cole Porter, num filme que nos presenteia com "fortes interpretações musicais" (Gene Shalit), desde Natalie Cole, Elvis Costelo, Sheryl Crow, Diana Krall, Alanis Morissete e Robbie Williams, com uma "aura espirituosa e estilo de sobra" (The Philadelphia Inquirer)!
De Paris a Veneza, da Broadway a Hollywood, as vidas de Cole (Kline) e Linda (Ashley Judd) Porter foram sempre glamorosas e irreverentemente pouco convencionais. Embora a sede de viver de Cole tivesse trazido dissabores ao seu casamento, Linda nunca deixou de ser a sua musa, inspirando algumas das maiores canções do século vinte.»
Ainda com Jonathan Pryce, o movie foi nomeado para 2 globos de ouro (Judd e Kline - melhor actor e actriz em musical/comédia). Já vi, está bem bom sim senhor.

Para finalizar a carreira deste homem, surgiu em 2006 Home of the Brave.
Sinopse: «A história de quatro soldados americanos que travam a sua última batalha: reajustarem-se ao quotidiano, no regresso a casa, depois de uma longa e dolorosa missão no Iraque.
Pouco depois de receberem a notícia que a sua missão no Iraque está prestes a terminar e que a sua unidade irá regressar a casa, em Spokane, nos Estados Unidos, os soldados sofrem uma emboscada numa pequena aldeia iraquiana, durante uma incursão humanitária para levar medicamentos. No regresso aos Estados Unidos, os soldados têm de enfrentar os seus traumas físicos e psicológicos e tentarem reintegrar-se na vida civil.
Will (Samuel L. Jackson), que salvou inúmeras vidas no Iraque, sente-se devastado interiormente. Vanessa (Jessica Biel) enfrenta o maior desafio da sua vida: ser mãe solteira e conseguir criar a sua filha depois de ter perdido uma das mãos na emboscada. Tommy (Brian Presley) tenta regressar à sua vida, depois do seu melhor amigo ter morrido no Iraque. E Jamal (50 Cent) continua a reviver momentos traumáticos.
Chegaram a casa, mas nada será como antes. Será que algum deles conseguirá voltar a encontrar a paz depois de todo o sofrimento da guerra?»
Ainda com Christina Ricci, Chad Michael Murray, etc., o filme foi nomeado para Globo de Ouro - melhor música "Try Not to Remember", de Sheryl Crow.
Filmado em Marrocos e em Spokane, Washington.

Não se vislumbra novo filme a realizar por este homem, que já contribuiu bastante para Hollywood.

Um comentário:

  1. Deste realizador tenho "Life as a House" e gostei de ver "The Net"...
    Os outros ainda não conheço :(
    Bjs

    ResponderExcluir